Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/18019
Title: Versão portuguesa do Defense Style Questionnaire 40 (Andrews, 1993)
Authors: Amaral, Isabel Catarina Nunes do 
Orientador: Paixão, Rui
Keywords: Estilos cognitivos; Défense Style Questionnaire (DSQ-40); Desenvolvimento do ego; Mecanismos de defesa (psicologia)
Issue Date: 2007
Serial title, monograph or event: Versão portuguesa do Defense Style Questionnaire 40 (Andrews, 1993)
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: No âmbito do Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, construiu-se esta tese de dissertação designada “O olhar dos e pelos cuidadores: os impactos de cuidar e a importância do apoio ao cuidador”. Numa ênfase teórica, diversos estudos referem que “burnout”, “burnot”, “sobrecarga”, condição geralmente associada a meios profissionais de “risco” ligados à saúde e à segurança, pode aplicar-se à exaustão física e mental que atinge uma parte significativa de cuidadores informais, tornando pertinente e prioritário reflectir sobre o cuidar e sobre os apoios, de acordo com o seu próprio olhar crítico. Nesse sentido, este trabalho partiu da questão: em que medida o apoio prestado aos cuidadores informais corresponde às suas reais expectativas e está de acordo com o que perspectivam como ideal na prestação de cuidados a dependentes? Começa por contextualizar a problemática da dependência, da prestação de cuidados em geral e seus impactos, recorrendo a fontes de informação diversas. Entretanto descreve o estudo empírico realizado no contexto geográfico do Concelho de Tondela, centrado no cuidador informal principal, primeiro descritivo e orientado para a obtenção de perfis de cuidadores informais que se salientam pela singularidade da sua situação, através de questionário; depois compreensivo, recorrendo à entrevista desse grupo mais restrito de cuidadores e à análise das narrativas individuais. A título de conclusão, pelo olhar dos cuidadores há distinção entre as respostas existentes e as desejáveis. E ao olhar pelos cuidadores, verifica-se que os apoios têm falhas na adequação aos seus contextos e circunstâncias de cuidar, dificultando o personalizar desses apoios e consequentemente dos cuidados.
In the scope of the Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, we built this dissertation thesis called “O olhar dos e pelos cuidadores: os impactos de cuidar e a importância do apoio ao cuidador”. In a theoretical emphasis, several studies report that "burnout", "burnot", "overload", a condition usually associated to professions of 'risk', linked to health and safety, may be applied to the physical and mental exhaustion that affects a significant part of informal caregivers, making it relevant and priority to think about the care and about supports, according to his own critical eye. In this sense, this study came from the question: to what extent the support for informal caregivers corresponds to their actual expectations and is consistent with what they viewed as ideal in providing care for dependents? It begins by contextualizing the problem of dependence, of the provision of care in general and its impacts, using several sources of information. At the same time describes the empirical study that take place in the geographical context of the Municipality of Tondela, centered on the informal caregiver, at first descriptive and oriented to obtain profiles of informal caregivers by the uniqueness of their situation, through a questionnaire; after, using the interview with smaller group of caregivers, to understanding and make the analysis of individual narratives. In conclusion, by the look of the caregivers, that is a distinction between the existing answers and the desirable ones. And when looking for caregivers, it appears that the failure on adequate support to their contexts and circumstances of caring, making it difficult to individualize these support and therefore the care.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica Dinâmica e Sistémica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/18019
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

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