Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/18012
Title: Estímulos de leitura na exposição "Em boa forma ... com a ciência"
Authors: Jordão, Nádia Alexandra Máximo 
Orientador: Festas, Isabel
Keywords: Aprendizagem, ciência; Museus de ciência interactivos
Issue Date: 2011
Serial title, monograph or event: Estímulos de leitura na exposição "Em boa forma ... com a ciência" :dois exemplos e seu impacto
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Este estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialidade em Educação e Sociedade do Conhecimento, da Universidade de Coimbra, foi desenvolvido no Exploratório, Centro Ciência Viva de Coimbra. Inicialmente pretendia-se observar, descrever e verificar, o comportamento dos visitantes durante uma visita a uma exposição de ciência num espaço de aprendizagem não formal, e testar a compreensão na leitura dos textos associados a dois dos módulos interactivos presentes na exposição “Em boa forma… com a Ciência”. Esta temática tem vindo a suscitar interesse por parte de investigadores no âmbito da aprendizagem não formal. Para concretizar os objectivos a que nos propusemos, foi efectuado um estudo (com alunos do 3º ciclo do ensino básico) baseado em questionários e grelhas de observação, como instrumentos de recolha de dados. Os resultados obtidos no estudo a que nos propusemos, e que indicam que os alunos não lêem os textos associados aos módulos patentes na exposição, conduziram à realização de um segundo estudo. O segundo estudo realizado, também com alunos do 3º ciclo do ensino básico, difere do primeiro pois em vez de efectuado um pré-teste foi testada a eficácia de um estímulo de leitura. Apesar do carácter exploratório destes estudos, os principais resultados indicaram que como resposta ao estímulo testado, vários visitantes liam os textos associados aos módulos em busca da resposta. No seu conjunto, a exposição e os estudos a ela associados pretendem contribuir para o aperfeiçoamento da relação Escola-Museu, para a melhoria da qualidade das visitas ao Exploratório e para uma melhor aprendizagem, pelos visitantes, dos temas centrais abordados na exposição.
This study, conducted within the Master in Science of Education, specialty in Education and the Knowledge Society, at University of Coimbra, was developed at Exploratório, Centro Ciência Viva de Coimbra. Initially it was intended to observe, describe and verify, the visitors behavior during a visit to a science exhibition in a non-formal learning environment, and test the reading comprehension of the texts associated with two interactive exhibits in the exhibition "Em boa forma… com a Ciência". To achieve the objectives we set ourselves, a study was made (with students from the third cycle of basic education) based on questionnaires and observation grids, as instruments of data collection. The results obtained in this study, which indicate that students do not read the labels associated with the exhibits available in the exhibition, led to a second study. The second study, also with students from the third cycle of basic education, differs from the first, as there was not a pre-test, but a stimulus in reading. Despite the exploratory nature of these studies, results indicate that in response to the stimulus tested, many visitors read the labels associated with the exhibits in the search for the answer. Altogether, the exhibition and its associated studies are intended to contribute to the improvement of the relationship between the School and the Museum and to improve the quality of the visits to Exploratório.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação na área de especialidade em Educação e Sociedade do Conhecimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/18012
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s)

72
checked on Sep 22, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.