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Title: A percepção da comunidade escolar sobre o papel dos percursos curriculares alternativos na promoção dos projectos de vida dos alunos: um estudo realizado no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares
Authors: Pedroso, Maria da Luz Pereira 
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Keywords: Percurso curricular alternativo
Issue Date: 2011
Citation: PEDROSO, Maria da Luz Pereira - A percepção da comunidade escolar sobre o papel dos percursos curriculares alternativos na promoção dos projectos de vida dos alunos : um estudo realizado no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares [em linha]. Coimbra : [s.n.], 2011. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/18005
Serial title, monograph or event: A percepção da comunidade escolar sobre o papel dos percursos curriculares alternativos na promoção dos projectos de vida dos alunos:um estudo realizado no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Com este estudo pretendemos, conhecer a percepção da comunidade escolar, do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, sobre o papel dos Percursos Curriculares Alternativos na promoção dos projectos de vida dos alunos que os frequentam. Para melhor estruturarmos o nosso pensamento sobre o tema a abordar, recorremos à revisão da literatura, que nos permitiu desenvolver o nosso estudo no contexto do paradigma quantitativo de investigação, sendo o presente trabalho de natureza não experimental, de carácter exploratório e descritivo, que inclui quatro subgrupos de protagonistas: docentes, alunos, pais/encarregados de educação e órgãos de gestão, todos envolvidos na implementação de um PCA com a área vocacional de Hotelaria e Restauração no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares. Para a recolha de dados junto dos docentes e alunos recorremos a dois questionários construídos para o efeito. Para os órgãos de gestão e encarregados de educação foram elaborados dois guiões de entrevista, tendo em conta as especificidades das pessoas a entrevistar. A primeira parte desta tese contempla o enquadramento teórico, organizado em três capítulos: um sobre a legislação e a evolução histórica, desde o século XIX, do ensino técnico, profissional e dos Percursos Curriculares Alternativos; o segundo capítulo é referente aos modelos de gestão escolar e o terceiro capítulo, a que chamamos uma escola a caminhar para a mudança, está dividido em três pontos, nomeadamente, os actores do palco educativo, a intervenção da escola e as suas condicionantes e os princípios para a elaboração de projectos educativos. O estudo empírico realizado dá corpo à segunda parte da nossa tese e encontra-se igualmente organizado em três capítulos. Os resultados do estudo permitem-nos concluir que o PCA de Hotelaria e Restauração parecer ter sido uma boa opção educativa, como alternativa ao currículo regular, principalmente ao nível da aquisição de competências pessoais e sociais por parte dos alunos, do envolvimento da escola com os encarregados de educação, das parcerias estabelecidas e do espólio conseguido ao nível das instalações e equipamentos. Contudo, os resultados deixam também vários aspectos a ter em conta, como seja a necessidade de maior investimento na formação de professores, a urgente desmistificação da suposta menoridade dos PCA ao nível da comunidade escolar e educativa, a maior divulgação dos projectos, a aposta na inovação ao nível das áreas vocacionais dos PCA com o horizonte de continuidade nos CEF e Cursos Profissionais, a maior participação da sociedade civil no exercício das suas responsabilidade no sector da educação e uma maior valorização por parte do poder central, relativamente às condições físicas e equipamentos escolares, que assumem um papel indispensável na componente formativa deste tipo de ofertas educativas.
With our research we have tried to understand the perception of Vila Nova de Poiares school community about the role of Alternative Curricula Course in what concerns the promotion of life projects of students attending them. To better support and structure our line of thought about the theme, we revised plenty of related literature, which allowed us to develop our studies in a context of quantitative research paradigm. This research is non-experimental and lies on a explorative and descriptive approach, which included four groups of study-subjects: teachers, pupils, parents/tutors and school superintendence, all involved in implementing an Alternative Curricula Course in the vocational area of Hotel and Restaurant services, in the Agrupamento de Escolas of Vila Nova de Poiares. To collect data from teachers and students we have constructed two questionnaires. For school superintendence and parents we have developed two interview guides, taking into account the specificities of people interviewed. The first part of this thesis considers the theoretical framework, organized into three chapters: one on law and historical development since the nineteenth century, of technical education, and Alternative Curricula pathways; the second is related to models of school management: the third chapter, which we called “a school walking towards change”, is divided into three parts, namely, the players on the stage of education, school‟s intervention and its conditions and principles for education projects. The empirical study embodies the second part of our thesis and is also organized into three chapters. The study results allow us to conclude that the Alternative Curriculum Course (ACC) of Hotel and Restaurant Services seems to have been a good educational option as an alternative to the regular curriculum, especially in what it concerns the acquisition of personal and social skills by students, the school's involvement with the parents and tutors, as well as the partnerships established and the facilities and equipment the school has obtained. However, the results also show that there are many factors to take into account, such as the urgent need for more investment in teacher training, the urgent demystification of the alleged immaturity of ACC within the school and educational community, the wider dissemination of projects, the investment in innovation on the field of vocational areas of ACC, aiming at the continuity in the CEF (Educational and Formative Course) and Professional Courses, a greater and effective participation of the civil society in carrying out its responsibility in the educational sector and a greater appreciation by the central government for the physical and educational facilities which assume a vital role in the educational component of this type of educational Alternative Curricula.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/18005
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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