Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17985
Title: As interrupções na educação de jovens e adultos e o seu desvelamento: um estudo de caso na Escola Municipal Frei Calixto
Authors: Santos, Euvadelis Pereira 
Orientador: Alcoforado, Joaquim Luis Medeiros
Keywords: Educação de jovens e adultos; Interrupção escolar
Issue Date: 2011
Citation: SANTOS, Euvadelis Pereira - As interrupções na educação de jovens e adultos e o seu desvelamento : um estudo de caso na Escola Municipal Frei Calixto. Coimbra : [s.n.], 2011. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/17985
Serial title, monograph or event: As interrupções na educação de jovens e adultos e o seu desvelamento: um estudo de caso na Escola Municipal Frei Calixto
Abstract: A educação das pessoas Jovens e Adultas é marcada por uma trajetória de exclusão, que se origina nos primeiros contatos destas pessoas com a escola. Esta exclusão, definida pelas condições sociais vividas por este grupo, era, no passado, perpetuada e reforçada na ausência da escola. Atualmente a exclusão se mantém a partir da qualidade do ensino que lhes é ministrado, uma vez que, além da debilidade estrutural das políticas de suporte, a EJA vive na carência de estruturas físicas e de materiais pedagógicos, bem como na insuficiência de educadores/as e demais profissionais da educação. Face a este conjunto de problemas, estas ofertas educativas aparecem, normalmente, associadas a números impressivos de interrupções que tendem a acentuar, legitimar e perpetuar desigualdades de acesso e sucesso, nos diferentes espaços socioeconômicos. Nesta pesquisa, discutimos as interrupções das pessoas jovens e adultas que estudam na EJA, numa escola do município de Porto Seguro, de forma, que pudéssemos debater criticamente as ideias que vão prevalecendo nas escolas sobre as interrupções. Para isso, fizemos uma análise da trajetória escolar destes sujeitos, bem como, de suas condições socioeconômicas, sempre utilizando, para tal, uma perspectiva inversa à empregada para institucionalizar e naturalizar as interrupções, motivos estes, que empurram as pessoas, jovens e adultas, para um continuado sentimento de culpa. Dos resultados coligidos, no âmbito deste estudo, ficam indicadores que nos impelem a considerar as interrupções como resultantes de situações relacionadas com a falta de ação da escola.
The education of young people and adults is marked by a history of exclusion, which originates in the first of these contacts people with the school. This exclusion, defined by social conditions experienced by this group, was in the past, perpetuated and reinforced in the absence of the school. Today, the exclusion continues through the quality of teaching provided, since not only does the EJA (Educação de Jovens e Adultos – the program which provides proper teaching and conditions to those who hadn't had them in the past, or even at all, since it includes teaching to read and write, from ages of 14 onward) suffer from infra-structure and pedagogical material deficiencies, it also lacks educators of every kind and other education professionals. In light of this set of problems, these education offers see, usually, an impressive number of students who quit the courses, which tend to accentuate, legitimize and maintain inequalities in the access and success in the various social-economic spaces. In this research, we study the cases of the young and adult students who quit studying in the EJA, in a school in Porto Seguro, Brazil, in order to critically debate the prevailing current ideas on quitting these schools. We thereby did an analysis on the school record of these (ex-)students, as well as their social-economic condition, always using a perspective that counters the one used to institutionalize and make these dropping-outs natural, for reasons that push people, teenagers and adults alike, to a continued feeling of guilt. Of the results collected within this study are indicators that lead us to consider dropping-out of the EJA a result of conditions that pertain to lack of action in schools, as well as efficient school actions.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/17985
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Diss_mestrado_EuvadelisSantos.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

912
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

99
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.