Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1791
Title: Estrutura e dinâmica moleculares de alguns derivados do benzeno em fase líquida
Authors: Claro, Paulo Jorge de Almeida Ribeiro 
Keywords: Estruturas
Issue Date: 24-Oct-1987
Citation: CLARO, Paulo Jorge de Almeida Ribeiro - Estrutura e dinâmica moleculares de alguns derivados do benzeno em fase líquida. Coimbra, ed. autor, 1987, 2 inum. + II +215 p.
Abstract: O tema central desta dissertação é a estrutura e a dinâmica em fase líquida de moléculas do tipo C6 H5 –R (R =CH3, CH2Cl, CHCl2 e CCl3), com especial ênfase para a rotação interna na molécula de dic lorometilbenzeno. O Capítulo 1 fornece uma visão global do trabalho, situando o leitor no contexto dos trabalhos efectuados nos últimos anos e evidenciando as principais conclusões desta dissertação. No Capítulo 2 faz-se a atribuição dos espectros vibracionais das moléculas com interesse neste trabalho. As frequências observadas são associadas aos modos vibracionias, permitindo estabelecer uma primeira correlação espectro-estrutura molecular. No Capítulo 3 estudam-se os movimentos reorientacionais das moléculas em fase líquida, através das espectroscopias de difusão de Raman e de Ressonância Magnética Nuclear (RMN). Nos espectros de Raman, a informação sobre os movimentos reorientacionais é fornecida pela análise dos perfis das bandas vibracionais; em RMN, pelos processos de relaxação de spin. O Capítulo 4 é delicado ao estudo da rotação interna neste tipo de moléculas, particularmente na molécula de diclorometilbenzeno. Neste estudo foram utilizadas diversas técnicas, cujos resultados independentes permitem fundamentar as conclusões obtidas. No Capítulo 5 descrevem-se as condições experimentais, as técnicas utilizadas e os programas de computador desenvolvidos durante a execução do trabalho. Por último (Capítulo 6) discute-se o prosseguimento deste trabalho. O conhecimento actual suscita novas perguntas, das quais originam projectos de investigação em curso.
Description: Tese de doutoramento em Ciências (Estrutura Molecular) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1791
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Química - Teses de Doutoramento

Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.