Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/17863
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Filipe Jorge Fernandes-
dc.contributor.authorSimões, Dídia Marisa Marques da Silva.-
dc.date.accessioned2011-12-09T17:11:19Z-
dc.date.available2011-12-09T17:11:19Z-
dc.date.issued2011-11-04-
dc.identifier.citationSimões, Dídia Marisa Marques da Silva - Consequências da satisfação dos clientes : o efeito moderador da personalidade. Coimbra, 2011por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17863-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho.por
dc.description.abstractA satisfação do consumidor assume uma questão de extrema importãncia em marketing. Cada vez mais as empresas operam em ambientes de negócio altamente competitivos e em rápida mudança, pelo que se torna crucial para elas dar resposta eficaz a estes desenvolvimentos de modo a não gerar níveis crescentes de insatisfação relativamente à concorrência. Deste modo, torna-se fundamental analisar quais os factores que influenciam a satisfação dos clientes e suas consequências, para conseguir utilizar essa informação de modo a optimizar a actuação das empresas. Vários investigadores têm sublinhado a importância de considerar as características pessoais dos clientes como factores que vão determinar a manutenção da sua relação com a empresa. Apesar de já existirem estudos sobre o papel potencial da personalidade na previsão e explicação da escolha do consumidor, é ainda necessário o aprofundamento desta questão, designadamente em perceber que efeito moderador têm as diversas dimensões da personalidade no comportamento do consumidor. É neste sentido que surge este estudo. Trata-se de um trabalho que tem por objectivo analisar a relação entre satisfação dos clientes e as suas consequências, tendo como pano de fundo os diversos traços da personalidade dos clientes. Em particular, o nosso trabalho focou-se em duas das mais importantes consequências da satisfação dos clientes, a lealdade e o passa-palavra, procurando investigar até que ponto as consequências da satisfação dos clientes na lealdade comportamental e no passapalavra, são moderadas pela personalidade dos indivíduos. De modo a tentar alcançar o objectivo proposto, recorreu-se a uma amostra de 234 questionários, preenchidos por clientes de vários cabeleireiros situados no distrito de Coimbra (região Centro do país), correspondente a uma taxa de resposta efectiva de 50.5%. Os resultados mostram que a satisfação influencia a lealdade comportamental e o passa-palavra relativamente. No que respeita às características pessoais dos indivíduos, este estudo mostra que existem traços da personalidade que efectivamente influenciam a relação entre a satisfação e a lealdade comportamental e a satisfação e o passa-palavra, em particular a amabilidade, a competitividade e o materialismo. As restantes dimensões da personalidade não mostraram ter algum efeito nesta relaçãopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleConsequências da satisfação dos clientes : o efeito moderador da personalidadepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6067-4849-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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