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dc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes de Matos-
dc.contributor.authorLopes, Maria Teresa Marques de Almeida.-
dc.date.accessioned2011-12-05T10:14:45Z-
dc.date.available2011-12-05T10:14:45Z-
dc.date.issued2011-11-04-
dc.identifier.citationLopes., Maria Teresa Marques de Almeida - Contexto de trabalho e liderança entre os empregados de contacto e a orientação para o cliente em ambiente de serviços : uma abordagem em instutuições financeiraspor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17802-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão (Estratégia e Liderança), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra sob a orientação de Arnaldo Pedro Matos Coelho.por
dc.description.abstractÉ consensual que a orientação para o cliente entre empregados de contacto é determinante na performance da organização, designadamente no contexto de organizações de serviços, onde a satisfação do cliente e, consequentemente, o desempenho organizacional dependem, tanto da qualidade intrínseca do serviço, quanto da atitude e do comportamento do empregado de contacto com o cliente. Este estudo empírico visa avaliar o impacto da Orientação para o Cliente no Desempenho Individual do Empregado de Contacto, em Instituições Financeiras. Com base na revisão da literatura foi definido um modelo concetual de investigação com as relações hipotéticas entre o constructo orientação para o cliente, seus antecedentes e consequência. Para avaliar a unidimensionalidade das escalas foi utilizada a Análise Fatorial Exploratória e, a fim de se perceber a consistência interna, aplicou-se o Alpha de Cronbach. A Regressão Linear Múltipla foi a técnica usada para avaliar o impacto das variáveis independentes na variável dependente. Nesta investigação, de natureza explicativa, foram utilizadas técnicas de análise fundamentalmente quantitativas, sustentadas em questionários estruturados, visando testar as hipóteses numa lógica positivista e extensiva. Assim, durante o mês de Outubro/2010, foram distribuídos 300 questionários aos empregados de contacto das 80 Agências Bancárias da cidade de Coimbra. Os resultados demonstram que a orientação para o cliente é a grande propulsora do desempenho individual do empregado. Das variáveis organizacionais em análise, verifica-se que a avaliação de desempenho e o comprometimento organizacional promovem diretamente o desempenho, sendo que, a liderança transformacional, na dimensão liderança carismática, a autonomia, a satisfação com a gestão, a satisfação com o trabalho e a cultura assente nas pessoas evidenciam influenciar positivamente, embora por via indireta, o desempenho. A cultura formal revela uma relação adversa, ainda que de forma indireta, com o desempenho individual do empregado.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectOrientação para o clientepor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectAvaliação de desempenhopor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectSatisfação com a gestãopor
dc.subjectComprometimento organizacionalpor
dc.subjectSatisfação com o trabalhopor
dc.titleContexto de trabalho e liderança entre os empregados de contacto e a orientação para o cliente em ambiente de serviços : uma abordagem em instutuições financeiraspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4345-1349-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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