Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17735
Title: O discurso político em 140 caracteres
Authors: Silveira, Fabio 
Orientador: Mendes, José Manuel
Issue Date: 9-Nov-2011
Publisher: FEUC
Citation: Silveira, Fabio - O discurso político em 140 caracteres. Coimbra, 2011
Abstract: Na medida em que novos meios de comunicação emergem passam a ser utilizados como ferramentas estratégicas nas campanhas políticas, as redes sociais não são uma excepção. Todos os candidatos à presidência do Brasil nas eleições de 2010 possuíam perfis na principais redes, como o Twitter, Facebook, Flickr, Youtube e outros. Páginas pessoais e blogs são também ferramentas comuns nesta frente digital da campanha eleitoral. Este projecto apresenta um estudo da utilização do Twitter dos três principais candidatos à presidência, Marina Silva, José Serra e Dilma Rousseff, seus comportamentos e discursos, durante o ano de 2010. Todas as mensagens publicadas durante o ano da eleição foram categorizadas, analisadas e comparadas de modo a reconhecer padrões de discurso que permitissem identificar as estratégias de comunicação utilizadas pelos diferentes candidatos. Foram levadas em consideração (1) variáveis quantificáveis, como a utilização de media associada a cada mensagem ou a intensidade das mensagens ao longo dos meses do ano, e (2) variáveis qualitativas, que resultaram de uma análise crítica do discurso presente em cada tweet, como por exemplo a categorização de mensagens de campanha e que buscavam envolver o eleitor. A identificação de uma estratégia bem delineada de comunicação ao longo da campanha eleitoral é uma das características que definem um sistema pós-democrático, na concepção de Colin Crouch, marcado pela crescente presença de equipes profissionais em técnicas de persuasão e de construção de imagem. O Twitter permite-nos acompanhar a evolução do discurso dos candidatos ao longo da campanha, a forma como se apresentaram e como os principais temas por eles endereçados. A ferramenta é uma “linha do tempo”, que possibilita uma leitura cronológica das mensagens de campanha e que, portanto, torna possível uma análise retroactiva do discurso dos candidatos na maneira como foram publicados.
Description: Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentada á Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra sob a orientação de José Manuel Mendes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17735
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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