Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/17693
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Assunção, Diogo Miguel Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2011-11-25T15:04:53Z | - |
dc.date.available | 2011-11-25T15:04:53Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/17693 | - |
dc.description | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra. | por |
dc.description.abstract | O “Relatório Final de Estágio” encontra-se inserido na unidade curricular – Estágio Pedagógico, englobado no plano de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O estágio foi desenvolvido na Escola Básica Castro Matoso em Oliveirinha, referente ao ano lectivo 2010-2011. Pretende-se com este documento relatar as vivencia, dificuldades sentidas e aprendizagens realizadas ao longo de todo o ano. Numa primeira parte será realizada uma descrição das expectativas iniciais referentes ao Estágio Pedagógico, o enquadramento biográfico, da realidade encontrada e das actividades desenvolvidas ao nível do planeamento a longo, médio e curto prazo através da elaboração do plano anual, Unidades Didácticas, extensão e sequência de conteúdos e planos de aula, a nível da realização da intervenção pedagógica, a nível da avaliação das aprendizagens e produtos do processo e a nível da atitude ético – profissional, justificando as opções tomadas. Numa fase posterior deste documento, terá um carácter mais reflectivo acerca das aprendizagens realizadas como estagiário, compromisso com as aprendizagens dos alunos, inovação das práticas pedagógicas, dificuldades sentidas e formas de solução, importância da formação contínua dos professores, capacidade de iniciativa e responsabilidade demonstrada pelo estagiário, importância do trabalho individual e em grupo, levantamento de algumas questões dilemáticas e é feito uma conclusão referente à formação inicial através da abordagem do impacto do Estágio na realidade do contexto escola, prática pedagógica supervisionada e experiência pessoal e profissional. Os moldes como se encontra estruturado o Estagio Pedagógico apesar de ser um processo exaustivo, é gratificante, pois contribui para a formação contínua do professor estagiário, aproximando-o da realidade escolar e da prática educativa desenvolvida na nossa sociedade. O Estágio Pedagógico permitiu-me evoluir não apenas como profissional mas também como pessoa. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino da educação física | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | Relatório final de estágio : estágio pedagógico na Escola Básica Castro Matoso de Oliveirinha | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Sports Sciences and Physical Education | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório Final de Estágio - Diogo Assunção.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 10
953
checked on Apr 23, 2024
Download(s) 50
777
checked on Apr 23, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.