Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17693
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
dc.contributor.authorAssunção, Diogo Miguel Alves de-
dc.date.accessioned2011-11-25T15:04:53Z-
dc.date.available2011-11-25T15:04:53Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17693-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra.por
dc.description.abstractO “Relatório Final de Estágio” encontra-se inserido na unidade curricular – Estágio Pedagógico, englobado no plano de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O estágio foi desenvolvido na Escola Básica Castro Matoso em Oliveirinha, referente ao ano lectivo 2010-2011. Pretende-se com este documento relatar as vivencia, dificuldades sentidas e aprendizagens realizadas ao longo de todo o ano. Numa primeira parte será realizada uma descrição das expectativas iniciais referentes ao Estágio Pedagógico, o enquadramento biográfico, da realidade encontrada e das actividades desenvolvidas ao nível do planeamento a longo, médio e curto prazo através da elaboração do plano anual, Unidades Didácticas, extensão e sequência de conteúdos e planos de aula, a nível da realização da intervenção pedagógica, a nível da avaliação das aprendizagens e produtos do processo e a nível da atitude ético – profissional, justificando as opções tomadas. Numa fase posterior deste documento, terá um carácter mais reflectivo acerca das aprendizagens realizadas como estagiário, compromisso com as aprendizagens dos alunos, inovação das práticas pedagógicas, dificuldades sentidas e formas de solução, importância da formação contínua dos professores, capacidade de iniciativa e responsabilidade demonstrada pelo estagiário, importância do trabalho individual e em grupo, levantamento de algumas questões dilemáticas e é feito uma conclusão referente à formação inicial através da abordagem do impacto do Estágio na realidade do contexto escola, prática pedagógica supervisionada e experiência pessoal e profissional. Os moldes como se encontra estruturado o Estagio Pedagógico apesar de ser um processo exaustivo, é gratificante, pois contribui para a formação contínua do professor estagiário, aproximando-o da realidade escolar e da prática educativa desenvolvida na nossa sociedade. O Estágio Pedagógico permitiu-me evoluir não apenas como profissional mas também como pessoa.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório final de estágio : estágio pedagógico na Escola Básica Castro Matoso de Oliveirinhapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final de Estágio - Diogo Assunção.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

953
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

777
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.