Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17660
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
dc.contributor.advisorBarroso, Nuno e Silva-
dc.contributor.authorNunes, Ricardo Miguel de Martins-
dc.date.accessioned2011-11-23T15:15:28Z-
dc.date.available2011-11-23T15:15:28Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17660-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbrapor
dc.description.abstractCom a elaboração deste relatório final pretendeu-se realizar uma descrição e reflexão sobre as actividades desenvolvidas ao longo de um ano lectivo na Escola Eb.1,2,3 Martim de Freitas, Coimbra no âmbito da Unidade Curricular - Estágio Pedagógico da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra tendo em vista a obtenção do Grau de Mestre no Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Ao longo do estágio pedagógico o aluno estagiário tem de elaborar documentos de suporte ao planeamento do ano lectivo. Numa fase inicial foi necessária a elaboração dos documentos de suporte ao professor que o acompanharão durante todo o processo de ensino. A elaboração inicial de um plano anual e unidades didácticas adequadas às necessidades dos alunos são requisitos fundamentais para o sucesso do ensino-aprendizagem dos alunos. Não menos importante para o sucesso da aprendizagem dos alunos, será uma intervenção pedagógica com qualidade. O professor deverá adoptar estratégias que permitam um bom controlo de turma, de modo à criação de um clima de aula propício à aprendizagem. O compromisso com as aprendizagens dos alunos assume-se então como uma premissa base para o sucesso do professor e do aluno. O professor tem o dever de ser competente e responsável e só desta forma poderá exigir moralmente que os alunos o sejam também. A capacidade de reflexão do professor é fundamental para a evolução como docente. Ao longo do ano o professor deve realizar reflexões sobre o seu trabalho, identificando as dificuldades encontradas (suas e dos alunos) ajustando as suas estratégias de ensino de modo a superar as adversidades. O estágio pedagógico assume um papel fundamental na formação dos futuros profissionais do ensino da educação física. As aprendizagens realizadas ao longo deste ano foram imensas e todas elas irão ter grande importância e utilidade num futuro próximo. Por fim permanece a certeza de um longo caminho ainda por percorrer nesta etapa que ainda agora se inicia.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório final de estágio: Escola EB. 1,2,3 Martim de Freitas Coimbrapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório final - Ricardo M M Nunes.pdf582.5 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

309
checked on May 7, 2024

Download(s)

106
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.