Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17600
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorEsperança, Telma Henriques-
dc.date.accessioned2011-11-14T11:52:12Z-
dc.date.available2011-11-14T11:52:12Z-
dc.date.issued2011-07-
dc.identifier.citationEsperança, Telma Henriques - Aprender física através da procura de razões para justificar comportamentos da natureza. Coimbra, 2011por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17600-
dc.description.abstractO projecto de Tese apresentado neste documento encontra-se dividido em cinco Capítulos. Neste primeiro Capítulo apresenta-se o Projecto de Tese: descreve-se a estrutura do presente documento e apresenta-se genericamente o estudo que se pretende realizar. No segundo Capítulo encontra-se o objectivo da tese, com a especificação do tema a ser investigado e uma abordagem genérica à metodologia proposta. Em seguida enquadra-se o trabalho no panorama nacional, justificando a necessidade da realização desta investigação. Analisa-se a sua pertinência e a perspectiva de uma contribuição para a evolução do conhecimento científico na área – Ensino da Física. O estado da arte é alvo de reflexão no terceiro Capítulo, no qual se apresentam os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre: Modelos e Teorias do Ensino e Aprendizagem; Trabalho laboratorial; Aprender por inquiry; Investigação-acção e Trabalho de grupo. São apresentadas e comentadas as propostas, soluções, abordagens, ou técnicas que se encontram na literatura nacional e internacional, recorrendo a livros, revistas científicas, artigos, entre outras fontes fidedignas. O penúltimo capítulo contempla uma descrição detalhada da metodologia que se pretende desenvolver, explicando a natureza do estudo, as técnicas previstas, as várias fases do plano de trabalho e as condicionantes que poderão influenciar o desenrolar da investigação. O Projecto de Tese termina com o quinto capítulo no qual estão reunidas todas as fontes bibliográficas, nacionais e internacionais, que serviram de referência a este projecto de Tese. As referências estão ordenadas alfabeticamente pelo último sobrenome do primeiro autor, sendo ele único ou com colaboradores, seguindo-se a ordem cronológica de publicação quando houver mais de uma referência do mesmo autor.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da físicapor
dc.subjectEnsino da física - pesquisa bibliograficapor
dc.subjectEnsino da física e da química - fontes bibliográficas nacionais e internacionaispor
dc.subjectFísica - actividades laboratoriais - físicapor
dc.subjectTeorias da aprendizagempor
dc.titleAprender física através da procura de razões para justificar comportamentos da naturezapor
dc.typereportpor
dc.peerreviewedYespor
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypereport-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_93fc-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:FCTUC Física - Relatórios Técnicos
Files in This Item:
File Description SizeFormat
ProjectoTese .pdf371.98 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

781
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

336
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.