Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17599
Title: Ensino formal e informal oara a compreensão pública da ciência: de Rómulo de Carvalho à rede Ciência viva
Authors: Rodrigues, Helena F. F. Aires 
Orientador: Fiolhais, Carlos
Keywords: Centro de ciência viva; Ensino da física - manuais escolares de Rómulo de Carvalho; Ensino formal; Ensino informal; Ensino - desde a monarquia constitucional; Física - ensino e aprendizagem
Issue Date: Jul-2011
Citation: Rodrigues, Helena F. F. Aires - Ensino formal e informal para a compreensão pública da ciência: de Rómulo de Carvalho à rede ciência viva. Coimbra, 2011
Abstract: O presente projecto de tese de Doutoramento em Ensino das Ciências visa aprofundar conhecimentos sobre ensino e aprendizagem das Ciências Físicas, numa perspectiva de entrelaçamento dos ensinos formal e informal. Partir-se-á dos manuais escolares e da obra de divulgação científica da autoria do professor Rómulo de Carvalho, contemplando os respectivos aspectos pedagógicos e científicos, em particular a sua actualidade. Pretende-se averiguar novas possibilidades de intervenção no ensino formal diagnosticando se os docentes de ensino básico e secundário recorrem, ou não, ao ensino informal e propondo ferramentas de ensino informal que sejam coadjutoras do ensino formal. Um outro objectivo será o de reflectir, partindo ainda da acção pioneira daquele professor, sobre o papel dos Centros Ciência Viva para o incremento da cultura científica e tecnológica dos portugueses, em complemento ou reforço da acção da escola, incluindo o contributo do Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, «centro de recursos para o ensino e aprendizagem das ciências e difusão da cultura científica».
URI: https://hdl.handle.net/10316/17599
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Física - Teses de Doutoramento

Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.