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https://hdl.handle.net/10316/1754
Title: | Contribuição para a aprendizagem por instrução em sistemas de planeamento | Authors: | Ferreira, José Luís da Silva | Orientador: | Costa, Ernesto Jorge Fernandes | Keywords: | Engenharia Informática | Issue Date: | 29-Oct-1999 | Citation: | Contribuição para a aprendizagem por instrução em sistemas de planeamento. Coimbra, ed. aut., 1999. 292 p. | Abstract: | A capacidade de planear é uma característica de alguns agentes inteligentes, envolvendo o raciocínio sobre a utilização de acções, para alcançar objectivos pré-definidos. A capacidade de aprendizagem é outra característica de alguns agentes inteligentes, os quais são capazes de adquirir ou refinar o conhecimento de que necessitam para a resolução de problemas. Raciocinar sobre as acções exige o conhecimento de modelos das mesmas, os operadores, os quais necessitam ser codificados por um utilizador humano, ou adquiridos pelos sistema. Aprender a resolver problemas de planeamento pode envolver a aquisição ou refinamento dos operadores, a reutilização de soluções, ou outros mecanismos que permitam mais eficiência na resolução de problemas. A tese propõe a integração do utilizador no processo de aprendizagem, através de mecanismos de instrução e validação de experiências, como uma solução interessante para o problema da transferência de conhecimento do perito humano para o agente inteligente artificial, não experimentada anteriormente. A aprendizagem por instrução, através de uma estratégia de iniciativa mista, tira partido do utilizador, o qual instrui o agente, valida soluções e apresenta os seus próprios problemas e alternativas de solução. O agente tenta resolver os problemas, através do conhecimento de que dispõe, validando o mesmo, por experimentação, numa interacção dirigida por exemplos concretos de resolução de problemas. A aprendizagem por instrução exige do aprendiz capacidades de observação e de experimentação, iniciativa, e capacidade crítica relativamente à qualidade do que lhe é transmitido. O agente é ainda capaz de aprender com a experiência, mediante a aquisição de macro-operadores, para simplificar a construção de soluções futuras. Assim, a construção dos macro-operadores é guiada pela satisfação de objectivos, através de uma hierarquia que permitirá, utilizando processos adequados, a eficiente construção de novas soluções. | Description: | Tese de doutoramento em Engenharia Informática apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/1754 | Rights: | embargoedAccess |
Appears in Collections: | FCTUC Eng.Informática - Teses de Doutoramento |
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