Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17435
Title: A PAISAGEM URBANA SIMBÓLICA ENQUANTO TERRITÓRIO EFÉMERO DE CELEBRAÇÃO E DE MARKETING TERRITORIAL– O CASO PARTICULAR DAS CHRISTMASCAPES
Authors: Fernandes, João Luís Jesus 
Keywords: Paisagem Cultural; Celebrações
Issue Date: 27-Oct-2011
Publisher: APG
Serial title, monograph or event: VIII Congresso da Geografia Portuguesa – Repensar a Geografia para Novos Desafios
Place of publication or event: Lisboa
Abstract: A paisagem urbana apresenta ciclos de mudança. O Natal é uma das celebrações que altera a configuração e as vivências desse espaço urbano. Com esta comemoração, a cidade revela-se um cenário, uma ‘Christmascape’ com novas cores, sons e estética. Estas paisagens, associando-se a um modelo global de celebração, podem também incorporar elementos de identidade local, numa procura de especificidades que envolve os rituais religiosos, a cultura popular mas também o estímulo ao consumo. Estas celebrações fazem também parte de uma estratégia sazonal de marketing territorial que, nesta época do ano, confere centralidade turística a algumas cidades. No entanto, as ‘Christmascape’ impõem modelos e valores da maioria em espaços públicos também apropriados, sobretudo nas cidades mais cosmopolitas, por comunidades de outros credos. Nesse ponto de vista, não deixam de ser palcos de conflitualidade ideológica e cultural.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17435
ISSN: 978-972-99436-4-5
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Geografia - Artigos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Paisagem urbana simbólica - o caso das christmascapes.pdf328.92 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

323
checked on Apr 9, 2024

Download(s) 50

527
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.