Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17405
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dc.contributor.advisorRamos, Susana-
dc.contributor.authorCarvalho, André Jorge Roca de-
dc.date.accessioned2011-10-28T10:51:17Z-
dc.date.available2011-10-28T10:51:17Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17405-
dc.descriptionDissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Univ. de Coimbrapor
dc.description.abstractO presente estudo tem como objectivo identificar e caracterizar o nível de stress dos estudantes do 1ºano da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC), no ano lectivo 2004/2005, assim como identificar e analisar as estratégias de coping mais utilizadas por estes, relacionando-as com os factores indutores de stress. A amostra foi constituída por 55 alunos do 1º ano da FCDEF-UC (38 do sexo masculino e 17 do sexo feminino), com uma média de idades de 19,58 anos. Os instrumentos de medida por nós utilizados para a realização deste estudo consistiram em: 1 – Questionário de Identificação; 2 – Questionário de Escala de Nível de Stress nos Estudantes (N.I.S.E.S.T.E.); 3 – Inventário de Resolução de Problemas (I.R.P.). O tratamento de dados teve como base o programa estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences) versão 11.5 e na apresentação dos resultados recorremos ao uso de técnicas de estatística descritiva. Com base nos resultados obtidos, verificámos que os factores indutores de stress mais relevantes para os estudantes do 1º ano estão relacionados com a preocupação com os exames, a dificuldade na relação professor/aluno e a incapacidade; segundo as estratégias de coping mais utilizadas são a resolução activa dos problemas, o pedido de ajuda, a atitude activa na vida quotidiana de não interferência pelas ocorrências e o confronto com o problema e o planeamento da estratégia de acção. Por último, concluímos que os alunos do 1º ano por nós estudados evidenciam um nível baixo de stress, demonstrando, no entanto, o conhecimento de boas estratégias de coping, não tendo a tendência para utilizar estratégias de coping negativas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstudantes de educação físicapor
dc.subjectCopingpor
dc.subjectActividade físicapor
dc.subjectStresspor
dc.titleNivel de stress dos estudantes do 1º ano da FCDEF-UC : um estudo descritivopor
dc.typebachelorThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypebachelorThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
crisitem.author.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.author.orcid0000-0001-7038-1230-
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