Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/17387
Title: | Análise da influência das variáveis sócio-demográficas na gestão do conhecimento: Estudo empírico realizado numa organização do ensino superior politécnico | Authors: | Almeida, Cláudia Filipa Monteiro | Orientador: | Cardoso, Leonor | Keywords: | Gestão do conhecimento; Variáveis sóciodemográficas; Processos organizacionais; Conhecimento organizacional | Issue Date: | 2007 | Serial title, monograph or event: | Análise da influência das variáveis sócio-demográficas na gestão do conhecimento:Estudo empírico realizado numa organização do ensino superior politécnico | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | A presente dissertação analisa a influência das variáveis sóciodemográficas
na percepção dos inquiridos (corpo não docente do IP) acerca
da aplicabilidade dos processos de gestão do conhecimento (Knowledge
management) às organizações da nossa amostra (unidades orgânicas do IP).
Numa realidade económica em que o desenvolvimento dos Recursos
Humanos potencia a vantagem competitiva das organizações, torna-se
pertinente a análise da questão numa outra perspectiva ainda pouco
explorada pela literatura da especialidade – a perspectiva dos indivíduos
acerca dos processos de gestão do conhecimento em que se vêem inseridos.
Desenvolvemos um estudo empírico de natureza exploratória numa
Instituição do Ensino Superior Público, e analisámos a forma como o corpo
não docente dessa Instituição perspectiva a gestão do conhecimento, em
função de um conjunto de variáveis que o caracteriza e distingue. The following dissertation is an attempt to analyse the influence of the social and demographic variables in the perception of the people inquired (non-teaching IP personnel) about the applicability of the knowledge management processes to the organizations of our sample (IP’s organic units). In an economic reality in which the development of human resources enhances the competitive advantage of organizations, it is appropriate to examine the issue from a different perspective, still almost unexplored by the specialized literature - the prospect of individuals on the processes of knowledge management in which they come inserted. We developed a study of empirical and exploratory nature in a Public Institution of Higher Education, and analysed how the not-teaching personnel of the institution outlooks the management of knowledge, according to a set of variables that characterizes and distinguishes it. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17387 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cláudia Almeida.pdf | 294.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
298
checked on Oct 15, 2024
Download(s)
23
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.