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Title: Análise da influência das variáveis sócio-demográficas na gestão do conhecimento: Estudo empírico realizado numa organização do ensino superior politécnico
Authors: Almeida, Cláudia Filipa Monteiro 
Orientador: Cardoso, Leonor
Keywords: Gestão do conhecimento; Variáveis sóciodemográficas; Processos organizacionais; Conhecimento organizacional
Issue Date: 2007
Serial title, monograph or event: Análise da influência das variáveis sócio-demográficas na gestão do conhecimento:Estudo empírico realizado numa organização do ensino superior politécnico
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A presente dissertação analisa a influência das variáveis sóciodemográficas na percepção dos inquiridos (corpo não docente do IP) acerca da aplicabilidade dos processos de gestão do conhecimento (Knowledge management) às organizações da nossa amostra (unidades orgânicas do IP). Numa realidade económica em que o desenvolvimento dos Recursos Humanos potencia a vantagem competitiva das organizações, torna-se pertinente a análise da questão numa outra perspectiva ainda pouco explorada pela literatura da especialidade – a perspectiva dos indivíduos acerca dos processos de gestão do conhecimento em que se vêem inseridos. Desenvolvemos um estudo empírico de natureza exploratória numa Instituição do Ensino Superior Público, e analisámos a forma como o corpo não docente dessa Instituição perspectiva a gestão do conhecimento, em função de um conjunto de variáveis que o caracteriza e distingue.
The following dissertation is an attempt to analyse the influence of the social and demographic variables in the perception of the people inquired (non-teaching IP personnel) about the applicability of the knowledge management processes to the organizations of our sample (IP’s organic units). In an economic reality in which the development of human resources enhances the competitive advantage of organizations, it is appropriate to examine the issue from a different perspective, still almost unexplored by the specialized literature - the prospect of individuals on the processes of knowledge management in which they come inserted. We developed a study of empirical and exploratory nature in a Public Institution of Higher Education, and analysed how the not-teaching personnel of the institution outlooks the management of knowledge, according to a set of variables that characterizes and distinguishes it.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/17387
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

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