Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1663
Title: Função da proteína portal na encapsidação do DNA pelo bacteriofago SPP1 : evolução de um paradoxo funcional para um paradoxo estrutural
Authors: Tavares, Paulo Emanuel de Resende Bastos 
Keywords: Bioquímica (ciências); Encapsidação do DNA-Bacteriófago SPP1
Issue Date: 30-Mar-1992
Citation: TAVARES, Paulo Emanuel de Resende Bastos - Função da proteína portal na encapsidação do DNA pelo bacteriolófago SPP1 : evolução de um paradoxo funcional para um paradoxo estrutural. Coimbra, 1991.
Abstract: SPP1 é um bacteriófago virulento de Bacillus subtilis que encapsida o DNA por um mecanismo de cabeça cheia (Streisinger et al., 1967, Proc. Natl. Acad. Sci. USA, v. 57, pp. 292-295; Tye et al. 1974, J. Mol. Biol., v. 85, pp. 501-532; Morelli et al., 1979, Mol. Gen. Genet., v. 168, pp. 153-164). De acordo com esta estratégia, após uma quantidade determinada de DNA estar presente no interior do pré-capsídeo viral, a molécula de DNA é clivada de forma inespecífica. Este corte define a dimensão do cromossoma viral maduro. A caracterização de diversos mutantes SPP1 siz, que encapsidam quantidades de DNA inferiores às da estirpe selvagem do fago, permitiu identificar o cistrão (gene 6) que codifica uma proteína (pg6) envolvida no dimensionamento do DNA maduro. As diversas versões do gene foram clonadas e sequenciadas permitindo relacionar três resíduos diferentes do pg6 com este processo. O facto de todas as substituições de aminoácidos conducentes ao fenótipo siz implicarem uma redução no carácter acídico do pg6 poderá indicar que a carga de resíduos-chave daquele desempenha um papel importante no dimensionamento do DNA encapsidado. O pg6 foi purificado. A observação ao microscópio electrónico da proteína revelou a presença de uma estrutura em forma de roda dentada com treze lóbulos que apresenta um poro interno electrodenso nas perspectivas de topo. Esta morfologia particular é associada a uma função do pg6 na translocação do DNA para o interior do pré-capsídeo fágico. O homo-oligómero possui 13 subunidades do pg6, constituindo a primeira proteína descrita com simetria redecamérica. Esta é um componente estrutural minoritário do bacteriófago localizado na conecção cabeça-cauda. As propriedades descritas permitiram identificar o pg6 como o polipeptídeo de SPP1 análogo às proteínas do vértice portal descritas para outros bacteriófagos ([[lambda]], T3, T4, P22, [[??]]29) (Bazinet e King, 1985, Annu. Rev. Microbiol., v. 39, pp. 109-129).
Description: Tese de doutoramento em Ciências (Bioquímica) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1663
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

341
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.