Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/16148
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dc.contributor.advisorMarivoet, Salomé-
dc.contributor.authorSousa, Maria Margarida Almeida e-
dc.date.accessioned2011-09-29T14:51:23Z-
dc.date.available2011-09-29T14:51:23Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/16148-
dc.descriptionDissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractEste estudo teve como objectivo analisar o marketing de produtos desportivos, na vertente da publicidade, tentando perceber de que forma toda a promoção que é realizada hoje em dia à volta desses mesmos produtos influência a sua compra, se eventualmente esses artigos desportivos são mais procuradas pelo cliente porque são divulgadas na televisão e de que maneira os atletas que promovem a marca influenciam a sua compra. Com base nos contributos dos autores foi definida a nossa problemática e elaborado o nosso objecto de estudo. De seguida levantamos algumas hipóteses de estudo e respectiva metodologia, e procedemos à elaboração e realização de um inquérito por questionário a 100 jovens estudantes na Escola Secundária da Mealhada, 50 rapazes e 50 raparigas, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, de forma a poder testar as nossas hipóteses. Após realizados e analisados os inquéritos, podemos tirar algumas conclusões, tendo-se verificado que os jovens que consomem mais televisão, apresentam mais preferências nos anúncios desportivos do que aqueles que vêem menos, independentemente de serem ou não praticantes, da idade e do sexo. Pretendemos também com este estudo saber o que é que os jovens associam aos anúncios televisivos. Concluímos que os jovens praticantes, quando comparados com os não praticantes são mais susceptíveis aos anúncios que recorrem a ídolos e à associação de marcas com a performance desportiva, e em especial, os inseridos em quadros competitivos. No que diz respeito à influência da televisão no consumo de marcas desportivas, concluímos, que a maioria dos rapazes apesar de não referir ser o seu anúncio preferido, consomem habitualmente artigos da marca Nike ou Adidas, sendo estes sem dúvida os que passam mais frequentemente na televisão. Na sua maioria, as hipóteses foram confirmadas, não tendo sido no entanto comprovada a influência dos anúncios na compra dos artigos desportivos.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectMateriais desportivospor
dc.subjectSociologia do desportopor
dc.titleInfluência da publicidade nos consumos de material desportivo dos jovens: Estudo caso na Escola Secundária da Mealhadapor
dc.typebachelorThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypebachelorThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
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