Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1587
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDias, Nélia-
dc.contributor.advisorAreia, Manuel Laranjeira Rodrigues de-
dc.contributor.authorPorto, Nuno Manuel de Azevedo Andrade-
dc.date.accessioned2008-12-04T13:02:05Z-
dc.date.available2008-12-04T13:02:05Z-
dc.date.issued2002-06-05en_US
dc.identifier.citationPorto, Nuno - Modos de objectificação da dominação colonial : o caso do Museu do Dundo, 1940-1970. Coimbra : [s.n.], 2000.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/1587-
dc.description.abstractO presente texto constitui uma análise etnográfica do Museu do Dundo, propriedade da Diamang – Companhia de Diamantes de Angola, durante as últimas décadas do Terceiro Império Português. O Museu do Dundo, desenvolvido a partir de 1936 pela empresa, constitui o objecto generativo de um inquérito à auto-reclamada especificidade do projecto colonial da Diamang, o ‘colonialismo científico’. A atitude de ‘conhecer para colonizar’ praticada pela empresa na sua área de concessão no nordeste de Angola, é transversal às diferentes áreas de actuação decorrentes da sua actividade central – a exploração de diamantes – e é simbolizada no Museu do Dundo. O museu é entendido como um artefacto produzido por uma cultura colonial na qual a ciência, a técnica e um projecto de sociedade se articulam, programaticamente, para a criação de Portugal em África. A análise é centrada na cultura material e nas práticas do trabalho científico executado no museu, contextualizando o desenvolvimento progressivo da cultura de museu do Museu do Dundo, nas dinâmicas da história da comunidade colonial. Recorrendo a uma abordagem ecológica das práticas científicas e museológicas, inscrevendo-as em diferentes escalas de complexidade da situação colonial, o argumento central do texto propõe a interpretação dessas práticas como parte integrante do processo de dominação colonial e a conceptualização do museu como um agente colonial.en_US
dc.description.abstractThis text is an ethnographic analysis of the museum owned by the Diamang – The Diamonds Company of Angola, during the last decades of the Third Portuguese Empire. The Dundo Museum – which was developed from 1936 onwards by the Company – is the generative object of the inquiry to the self-reclaimed specificity of the Company’s colonial project, phrased as ‘scientific colonialism’. The notion of ‘knowing in order to colonise’ became a widely practised Company attitude in its concession area in the North East of Angola. It permeated all its diverse fields of operation related to its main activity – the exploitation of diamonds – and was symbolised in the Dundo Museum. The museum is thus seen as an artefact produced by a colonial culture in which science, technology and a project of society are programmatically embedded in the making of Portugal in Africa. The analysis focuses on the material culture and on the practices of scientific work carried out in the museum, providing the context of the steady development of the museum culture of the Dundo Museum within the historical dynamics of the colonial community. An ecological approach to scientific and museological practices is developed. These practices are disclosed in different complexity scales of the colonial situation. By these means the core argument of the text suggests the understanding of such practices as an integral part of the colonial process and pleads for the need of conceptualising the museum as a colonial agent.-
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectEtnografiaen_US
dc.subjectCompanhia de Diamantes de Angolaen_US
dc.titleModos de objectificação da dominação colonial : o caso do Museu do Dundo, 1940-1970en_US
dc.typedoctoralThesisen_US
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.author.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.author.researchunitCIAS - Research Centre for Anthropology and Health-
crisitem.author.orcid0000-0001-6122-6028-
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento
Show simple item record

Page view(s) 20

898
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.