Title: Máquinas urbanas : a adaptação funcional dos grandes equipamentos em obsolescência
Authors: Baltazar, Rui Vítor Rico 
Keywords: Equipamento urbano;Morfologia urbana;Desenvolvimento urbano, Europa, séc. 19-21;Urbanismo, Europa, séc. 19-21
Issue Date: Jun-2011
Citation: Baltazar, Rui Vítor Rico - Máquinas urbanas : a adaptação funcional dos grandes equipamentos em obsolescência. Coimbra, 2011.
Abstract: Esta dissertação foca-se na importância crescente detida pelos grandes equipamentos urbanos no desenvolvimento e caracterização do espaço da cidade tendo por base o estudo da sua evolução ao longo do tempo. No contexto europeu, pretende-se analisar o nascimento dos grandes equipamentos urbanos no século XIX, as circunstâncias da sua geração e o que os levou a tornarem-se máquinas geradoras de cidade, compreendendo-se o papel original das “máquinas urbanas” no panorama da Europa industrial. Centrando-se, de seguida, no Movimento Moderno e nas suas políticas de organização urbana, explanam-se as alterações do esquema funcional das cidades modernas e o seu efeito nas “máquinas urbanas” a nível programático e de integração no tecido da urbe. Dão-se a entender as consequências de uma nova abordagem à questão da conservação patrimonial que poderia levar grandes equipamentos urbanos a tornarem-se obsoletos. Do mesmo modo, pretende-se analisar as medidas que foram tomadas para retirar as “máquinas urbanas” do estado de obsolescência e as suas repercussões na caracterização e desenvolvimento urbano contemporâneo. A dissertação quer assim expor medidas de reestruturação urbana a partir de uma requalificação, apresentando exemplos contemporâneos concretos de reconversão e adaptação funcional. São analisados quatro exemplos reconhecidos pela crítica, situados em Espanha – o Museu de Arte Contemporânea de Vigo (Vigo); a Estação de Caminho de Ferro da Atocha (Madrid); o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Madrid); e o Mercado de Santa Caterina (Barcelona)– que representam apostas na qualificação e dinamização urbanas através da recuperação de grandes equipamentos urbanos. Em paralelo, analisam-se duas propostas de reconversão próximas de experiências pessoais do autor – o Cluster Cultural (Coimbra); e o Museu do Carro Eléctrico (Porto) – que remetem para uma hipotética aplicação de modelos de reconversão no panorama nacional português, utilizando como suporte os ensinamentos teóricos e práticos já consagrados.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.
URI: http://hdl.handle.net/10316/15821
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Máquinas Urbanas - BALTAZAR, Rui.pdf43.63 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.