Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/15812
Title: Dimensionamento e localização de ecopontos para a baixa de Coimbra com metodologia multicritério e tecnologia SIG
Authors: Monteiro, Elisabete dos Santos Veiga 
Orientador: Rodrigues, João Manuel Coutinho
Keywords: Ecopontos; Sistemas de informação geográfica; Localização de equipamentos
Issue Date: 2007
Citation: Monteiro, Elisabete dos Santos Veiga - Dimensionamento e localização de ecopontos para a baixa de Coimbra com metodologia multicritério e tecnologia SIG. Coimbra : [s.n.], 2007. Dissertação de Mestrado. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10316/15812>.
Serial title, monograph or event: Dimensionamento e localização de ecopontos para a baixa de Coimbra com metodologia multicritério e tecnologia SIG
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Os sistemas eficientes de recolha selectiva de resíduos estão na base da qualidade e protecção do ambiente a atingir por qualquer moderno Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. O objectivo deste trabalho foi a aplicação do conceito subjacente aos Sistemas de Apoio à Decisão com forte componente espacial a um caso de estudo no domínio da gestão de resíduos sólidos urbanos: a localização de ecopontos na Baixa de Coimbra (um ecoponto consiste num grupo de contentores, localizados num local público, para recolha selectiva de resí duos: papel, vidro, plástico e resíduos orgânicos). O estudo inclui um levantamento dos tipos de e quipamentos existentes no mercado mais adequados à instalação na particular área da cidade em estudo (centro hi stórico), onde muitas das ruas e outros espaços públicos apresentam dimensões exíguas ou mesmo insufic ientes para a circulação e operação de muitos dos modernos veículos de recolha de resíduos sólidos urbanos. É seguida uma abordagem multicritério, onde foram considerados quatro critérios (ou objectivos): minimização do número de produtores de resíduos (residentes, serviços/comércio) que se situam até 10 metros de qualquer ecop onto; minimização do número de fracções que se situam a mais de 100 metros do respectivo ecoponto; mini mização da média das distâncias a serem percorridas pelos utilizadores até aos ecopontos; minimização do custo do sist ema. As soluções para o modelo usado foram geradas com um servidor de algoritmos já existente, usando técnicas de optimização convencionais e produzindo como dados de saída: a capacidade e o local de instalação de cada ecoponto, a afectação dos produtores de resíduos, o custo, o número de produtores de resíduos para o s respectivos intervalos ([0-10m]; ]10 m, 100 m]; > 100m) e os comprimentos dos percursos dos ut entes. Foram geradas várias soluções, representadas por mapas com a afectação dos edifícios aos respectivos ecopontos através de códigos de cor, recorrendo a tecnologia SIG. Estas foram comparadas através da análise dos compromissos entre os objectivos, recorrendo a técnicas de comparação apropriadas (designadamente no espaço dos objectivos). Isto permitiu retirar conclusões relativamente ao caso em estudo e às técnicas de análise e apoio à decisão adoptadas.
Efficient selective waste collection systems are the base for achieving environmental protection and quality in the framework of any modern urban waste management system. The aim of this study was to apply t he spatial decision support system concept to a case study in the field of urban waste managemen t: the location of “ecopontos” in Coimbra downtown (an “ecoponto” consists of a group of containers, located at a public poi nt, for selective collection of waste - paper, plastic, glass and also organic waste). The study also incl udes a survey on available containers adequate to be installed in the old part of the city under study, where m any streets and other public spaces are too narrow for the circulation and operation of many modern waste collection trucks. A multicriteria approach was followed, where four criteria (or objectives) were considered: minimizatio n of the number of waste producers (residents and services/commerce) too close to any “ecoponto” (≤ 10m), minimization of the number of users too far from the respective “ecoponto” (> 100m), minimization of the average distance to be walked to the “ecopontos”, and minimization of the cost of the system. Solutions were ge nerated with an existing algorithm server using standard techniques and giving as output: the size and location of eac h “ecoponto”, the assignement of the waste producers to the “ecopontos”, the cost, the number of wast e producers at each distance interval ([0-10m]; ]10 m, 100 m]; > 100m) and lengths of the users paths home- “ecoponto” through the streets network. Several solutions were generated and represented by color-coded maps using Geographical Information Systems (GIS) technology. They were also compared by analyzing the t radeoffs among objectives using adequate techniques of comparison (namely in the objectives space). This allowed drawing conclusions relative to the case study analyzed and the decision support techniques used.
Description: Dissertação de mestrado em Engenharia Urbana apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/15812
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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