Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15640
Title: A planificação do ensino:análise de planificações do 1º ciclo do ensino básico
Authors: Cardoso, Leonilde Dias 
Orientador: Silva, Maria Helena Lopes Damião da
Keywords: Planificação, ensino
Issue Date: 2010
Serial title, monograph or event: A planificação do ensino: Análise de planificações do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A planificação de carácter pré-activo do processo de ensino-aprendizagem constitui uma tarefa central no quadro da docência. Ancorada que deve estar nas orientações curriculares e programáticas vigentes, tal tarefa não dispensa informação científica actualizada. Longe de se pautar, no presente, pela convergência teórica, esta informação permite tomar rumos decisionais vários no que respeita às componentes a incluir nas planificações a longo, a médio e a curto prazo, bem como às características que lhes imprimem identidade. No trabalho empreendido analisam-se planificações a médio prazo realizadas, em contexto colegial, por professores 1.º Ciclo do Ensino Básico, os quais, nessa medida, incluem as áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio. Trata-se de uma análise que incide nas suas componentes e características, sendo que em relação a este último aspecto se considerou relevante recorrer à perspectiva de Robert Gagné, para, com detalhe, se observar a definição de objectivos e as opções metodológicas.
La planification de la nature pré- active du processus d´enseignement – apprentissage est une tache centrale dans le cadre de l´enseignement. Cette tache, qui doit être ancrée dans les lignes directrices des programmes existants et des programmes, n´exclut pas l´information scientifique. Loin d´être guidé, en cela, par la convergense théorique, cette information nous permet prendre des mesures décisives en ce qui concerne plusieurs direction des composantes à inclure dans les planifications à long terme, à moyen et court, ainsi que les caractéristiques qui lui conférent une identié. Dans le travail entrepris, nous pouvons analyser les planifications réalisés dans le moyen terme, dans le contexte de colléngiatité, professeurs d’éducation de base, qui comprennent la langue portuguaise, mathématiques et les sciences de l’environnement. C’est l’analyse des composantes et de fonctionnslités, tandis que dans le dernier aspect a été jugé pertinent d’utiliser la perspective de Robert Gagné, afin d’examiner la définition des objectifs et options méthodologiques.
The planning of pre-active nature of the teaching process – learning is a central task in the framework of teaching. This task, which should be anchored in the existing curriculum guidelines and program, doesn’t release update scientific information. Far from being guided, in this, by convergence theoretical, this information allows us take several decisive directions as regards the components to include in the planning’s to long, medium and short term, as well the characteristics which give it identity. In the work undertaken we can analyze planning´s made in the medium term, in the collegial context, by 1st cycle of basic education teachers, which, include Portuguese Language, Mathematics and Environment Studies subjects. This is an analysis that focuses on its components and features, while in the latter aspect was considered relevant to use the prospect of Robert Gagné in order to look at the definition of objectives and options methodologically.
Description: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/15640
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese definitiva - Leonilde.pdf799.01 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 1

4,175
checked on Apr 24, 2024

Download(s) 20

2,522
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.