Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15632
Title: Os desafios do professor no século XXI: as suas competências profissionais no cumprimento da mento da missão da escola
Authors: Sardo, Luísa Maria Picado da Naia 
Orientador: Seixas, Ana Maria Magalhães Teixeira de
Keywords: Professor, Portugal; Professor, competência
Issue Date: 2010
Serial title, monograph or event: Os desafios do professor no século XXI: as suas competências profissionais no cumprimento da missão da escola
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: As transformações que se sucederam nas últimas quatro décadas na sociedade portuguesa são por demais evidentes. Ninguém fica alheio às mudanças que ocorreram na economia, na tecnologia, nas diferentes formas de comunicação, nas novas formas de expressão cultural nas relações comerciais e laborais e até nas próprias relações interpessoais. Integrado nesta sociedade em convulsão, também o sistema educativo tem necessariamente uma nova configuração, sendo o ensino de elite substituído por um ensino de massas. Os tempos áureos da escola em que a instituição, por si só, era o garante da promoção de sucesso futuro e de uma ascensão imediata de status social são já uma ideia longínqua. O descrédito e desconfiança a que foi votada a escola nos últimos tempos provocaram a instalação de um mal-estar e o desencanto dos professores. Se trazer todos à escola foi talvez a maior conquista do ensino no século XX, obter um ensino de qualidade para todos, atendendo às especificidades de cada um, será o grande desafio no século XXI. Os novos reptos colocados aos professores impõem uma reflexão que problematize e defina outros rumos, na emergência de uma nova atitude pessoal e institucional face à profissão. A pertinência da investigação do conhecimento das competências necessárias ao exercício da profissão e da percepção que os professores têm sobre as competências dos seus pares, levou-nos à opção da temática. O trabalho, com forte suporte no referencial de competências de Perrenoud (2000), inclui reflexões de muitos outros investigadores e uma análise da legislação portuguesa. Na parte empírica do trabalho foi feito um estudo exploratório num agrupamento de escolas, com a realização de questionários e entrevistas aos professores. Concluímos que existem algumas diferenças significativas de percepção com base nas características dos professores (departamento, nível de ensino e sexo) e que os professores têm uma percepção global timidamente positiva em relação às competências dos seus pares, existindo mesmo uma valoração negativa da competência para trabalhar em equipa. A assinalar também que os professores reconhecem a ineficiência da formação inicial e as dificuldades que os pares têm na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e com culturas diferentes. Os professores têm ainda a percepção que os seus pares valorizam mais as competências pedagógicas e relacionais do que as competências científicas.
The last four decades were a time of transformation in Portuguese society. No one can ignore the dramatic changes that took place in the economy, in technology, in the media, in the forms of cultural expression, in business and labour relations and even in the way people relate to one another. The educational system, an integral part of this changing society, reconfigured itself to serve the masses rather than just the elite. The golden days when the school - as an institution – would provide alone a sure path to future success and to a higher social status belong now to a distant past. The discredit of the school in recent years led to a growing uneasiness and disenchantment among the teaching profession. While education for the masses may be considered a major achievement of teaching in the 20th century, achieving quality education for everybody while coping with the specific needs of each pupil may eventually become its biggest challenge in the 21st century. Addressing the challenges that teachers face today requires an in-depth analysis to explore and set new directions supported by a new personal and institutional attitude toward the teaching profession. The importance of understanding the perceptions teachers have about the skills of their peers as well as the importance of understanding the skills required to practice the profession motivated our research. Our work relies on the skills reference introduced by Perrenoud (2000), builds on the work of many other researchers and also includes an analysis of the Portuguese law. The empirical part of our work consists of an exploratory study conducted through surveys and interviews with teachers from a group of schools. We conclude that while the perceptions teachers have about the skills of their peers are moderately positive in general, they are negative when it comes to team work; however, perceptions vary significantly with teacher profile (department, education level and gender). It should also be noted that teachers acknowledge the ineffectiveness of their initial training and the challenges their peers face when working with pupils with special needs or coming from a distinct cultural background. Teachers also have the perception that their peers value their pedagogic and relational skills more than their scientific skills.
Les transformations produites dans les quatre dernières décennies dans la société portugaise sont évidentes. Personne n'est étranger aux changements survenus dans l'économie, dans la technologie, dans les différentes formes de communication, dans les nouvelles formes d'expression culturelle, dans les relations commerciales et d’emploi et même dans les relations interpersonnelles. Le système éducatif, intégré dans cette société en convulsion, a pris nécessairement une nouvelle configuration, dont l'enseignement d'élite a été remplacé par un enseignement de masses. L'époque d'or de l'école où l'institution, en soi-même, est le garant de la promotion de la réussite future et d’une augmentation immédiate du statut social sont déjà une idée assez lointaine. Le discrédit et la méfiance qui sont tombés sur l'école au cours des ces derniers temps ont conduit à l'installation d'un mal-être et au désenchantement des enseignants. Si amener tous les élèves à l'école était peut-être la plus grande réalisation de l'éducation dans le XXe siècle, obtenir une éducation de qualité pour tous, compte tenu des spécificités de chacun, doit être le plus grand défi à relever dans le XXIe siècle. Les nouveaux défis posés aux enseignants imposent une réflexion qui met en cause et définit d'autres directions, à l'émergence de nouvelles attitudes personnelles et institutionnelles face à la profession. La pertinence de la recherche de la maîtrise de compétences nécessaires à l'exercice de la profession et de la perception que les enseignants ont sur les compétences de leurs pairs, nous a apporté a cette étude. Le travail, avec un fort soutien en compétences référentielles de Perrenoud (2000), comprend des réflexions de nombreux autres chercheurs et une analyse de la législation portugaise. Sur la partie empirique de ce travail, une étude exploratoire a été mené dans un groupement d'écoles, à partir de l'application de questionnaires et d'entretiens aux enseignants. On conclut qu’il y a des différences significatives de perception à cause des caractéristiques des enseignants (département, niveau d’enseignement et genre) et qu’ils ont une perception globale peureusement positive en ce qui concerne les compétences de leurs pairs, ayant même une valorisation négative de la compétence pour travailler en équipe. Les enseignants reconnaissent aussi la méfiance de l'efficacité de la formation initiale et les difficultés d'inclure des élèves à besoins éducatifs spéciaux et de différents milieux culturels. Il faut souligner encore la perception que les enseignants donnent plus de valeur à leurs compétences pédagogiques et relationnelles qu'à leurs connaissances scientifiques.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Economia e à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/15632
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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