Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15629
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dc.contributor.advisorPaixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque-
dc.contributor.authorRebelo, António José Rodrigues-
dc.date.accessioned2011-08-03T09:05:23Z-
dc.date.available2011-08-03T09:05:23Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/15629-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia do Desenvolvimento, especialização em Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractCom este trabalho questionou-se o desenvolvimento do adolescente ao nível da organização da sua emancipação, com base na optimização dos recursos a nível cognitivo- motivacional e vocacional. De acordo com investigações já realizadas, o adolescente desenvolve a resiliência, que lhe permite produzir um resultado positivo ou reduzir ou evitar um negativo, quando vivencia uma situação de risco. A resiliência permite-lhe fixar-se na compreensão de um desenvolvimento saudável, apesar da exposição ao risco. A auto-estima é considerada como um dos promotores da resiliência. Assim, pretendeu-se estudar a relação entre os Padrões Adaptativos de Aprendizagem (componente cognitiva-motivacional), a Esperança Vocacional (componente vocacional) e a Auto-estima. Foi desenvolvido um estudo empírico com um grupo de 232 adolescentes que frequentavam o 10º/11ºano de uma Escola Secundária. Não foi identificada a existência de uma relação entre os Padrões Adaptativos de Aprendizagem, a nível global, e a Auto-Estima. Constatou-se, sim, uma relação entre a auto-eficácia, um dos elementos dos Padrões Adaptativos de Aprendizagem, e a autoestima. Comprovou-se a existência de uma relação entre a Esperança Vocacional e a Auto-estima, o que está de acordo as hipóteses, por nós, formuladaspor
dc.description.abstractWith this work we questioned the adolescent’s development based on the way he organizes his emancipation, having in mind his cognitive-motivational and vocational resources. According to researches already done, the adolescent develops resilience which allows him to produce a positive outcome or reduce or avoid a negative one, when living a risky situation. The resilience allows him to concentrate on the understanding of a healthy development, in spite of the exposure to risk. The self-esteem is considered a promoter of resilience. Thus, we pretended to study the relationship among the Learning Adaptative Patterns (cognitive-motivational component), the Vocational Hope (vocational component) and the Self-esteem. An empiric study was developed with a group of 232 adolescents that attended the 10th and 11th year of a Secondary School. We did not identify the existence of a relationship between the Learning Adaptative Patterns, at a global level, and the Self-esteem. We identified a relationship between the auto-efficacy, one of the elements of the Learning Adaptative Patterns, and the Self-esteem. It was proved the existence of a relationship between the Vocational Hope and the Self-esteem, which fits the hypothesis we formulated.por
dc.description.abstractAvec cette étude on a questionné le développement de l’adolescent au niveau de l'organisation de son émancipation, basé sur l'optimisation des ressources au niveau cognitif-motivationnel et vocationnel. Selon des recherches antérieures, l’adolescent développe la résilience, ce qui lui permet de produire un résultat positif ou de réduire ou d'éviter un négatif en cas de risque. La résilience lui permet de se concentrer sur la compréhension d'un développement sain, en dépit de l'exposition au risque. L'estime de soi est considérée comme l'un des promoteurs de la résilience. Ainsi, nous avons cherché à étudier la relation entre les Normes Adaptatifs d'Apprentissage (composante cognitive-motivationnelle), l’Attente Vocationnelle (composante vocationnelle) et de l'estime de soi. On a élaboré une étude empirique avec un groupe de 232 adolescents qui fréquentaient la 10 / 11 e année d’une école secondaire. L'existence d'une relation entre les normes adaptatives d’apprentissage, au niveau global, et l'estime de soi n’a pas été identifiée. Cependant, on a constaté une relation entre l'auto-efficacité, l'un des éléments des Normes Adaptatives d’Apprentissage, et l'estime de soi. On a prouvé l'existence d'une relation entre l’Attente Vocationnelle et l’Estime de soi, ce qui est conforme aux hypothèses que nous avons formulées.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAuto-estima, adolescentepor
dc.subjectAprendizagem, adolescentepor
dc.titleEstudo das relações entre a esperança vocacional, os padrões adaptativos de aprendizagem e a auto-estima num grupo de adolescentespor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleEstudo das relações entre a esperança vocacional, os padrões adaptativos de aprendizagem e a auto-estima num grupo de adolescentespor
dc.peerreviewedNopor
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3373-8461-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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