Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15625
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Maria Helena Lopes Damião da-
dc.contributor.advisorFestas, Maria Isabel Ferraz-
dc.contributor.authorOliveira, Paula Cristina Silva Ferreira da Cruz da-
dc.date.accessioned2011-08-02T11:26:23Z-
dc.date.available2011-08-02T11:26:23Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/15625-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO presente estudo, de natureza qualitativa, surge no âmbito da Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, no sentido de procurar compreender se haverá contributos de uma diferenciação pedagógica na iniciação à leitura. Entendendo a iniciação à leitura num contexto de escolaridade obrigatória para as crianças que a iniciam e sabendo que cada uma é um ser único com as suas características de aprendizagem, tendo em conta uma abordagem sistémica e ecológica coloca-se a questão sobre se a diferenciação pedagógica poderá “ajudar” os alunos a iniciar a aquisição de competências a nível da leitura com “sucesso”. Assim, a investigação que se apresenta procura aprofundar o conhecimento sobre o conceito de diferenciação pedagógica e da competência da leitura, transversal a outras áreas curriculares, partindo da revisão bibliográfica, para numa outra fase se complementar mediante o contacto com docentes do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, do distrito de Coimbra, que se disponibilizaram a participar no estudo empírico colaborando com as suas perspectivas enriquecidas, pelo seu percurso e prática docente. Da revisão bibliográfica e contributo dos professores há pontos que se interligam na procura de estratégias adequadas que possam contribuir para a iniciação à leitura, sabendo que muitos são os factores facilitadores e inibidores a ter em consideração. Do trabalho realizado fica o desejo de continuar a aprofundar ainda mais a temática pois o conceito da diferenciação pedagógica só recentemente tem vindo a ser reflectido e a reflectir-se na prática docente, mostrando sinais de benefícios para os alunos.por
dc.description.abstractThis qualitative study appears in the dissertation of the Master course degree in Pedagogical Supervision and Formation of trainers in order to understand if there are benefits from a pedagogical differentiation to what concerns the initiation to reading. A question that wonders if the pedagogical differentiation might help students to initiate with success the acquisition of competences at a reading level is introduced, by understanding that the initiation to reading in a mandatory schooling for children and by knowing that each child is unique with his/ her own learning characteristics and by taking in account an ecological and systemic approach. Thus, the investigation presented here tries to deepen the knowledge about the differentiation and competence in reading, cutting across other curricular areas, based on the bibliography review, to complement another phase through the contact with Primary teachers (First Cycle teachers) from the district of Coimbra, who agreed to participate in the empirical study by collaborating with their perspectives, which were enriched with their course and teaching practice. From the bibliography review and teachers’ contribute, there are points which are interconnected to what concerns the search for appropriate strategies that may contribute to the initiation to reading, as it’s known that there are many facilitating and inhibitors factors that have to be taken in consideration. From the performed work, there is a desire to continue deepening this theme as the concept of the pedagogical differentiation has only recently been discussed and reflected in teaching practice, showing signs of benefits for students.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIniciação à leiturapor
dc.titleContributos da diferenciação pedagógica na iniciação à leitura:perspectivas de docentes do primeiro ciclo do ensino básicopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleContributos da diferenciação pedagógica na iniciação à leitura: perspectivas de docentes do primeiro ciclo do ensino básicopor
dc.peerreviewedNopor
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3324-4074-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1720-1488-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Paula Cristina Oliveira.pdf2.72 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

550
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

20
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.