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Title: Maturidade e prontidão para a leitura:estudos de validade com o teste ABC de Lourenço Filho = Maturity and readiness for reading : validation studies with the ABC Lourenço Filho test
Authors: Martins, Maria Manuela Lopes Rente Pina 
Orientador: Pereira, Marcelino Arménio Martins
Keywords: Leitura, aprendizagem; Maturidade para a leitura
Issue Date: 2010
Serial title, monograph or event: Maturidade e prontidão para a leitura: Estudos de validade=Maturity and readiness for reading : validation studies with the ABC Lourenço Filho test
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Analisou-se a maturidade e prontidão para a leitura numa amostra de crianças que iniciavam a sua escolarização numa escola da periferia de Lisboa. Em simultâneo, foi nossa intenção estudar alguns dos principais precursores da aprendizagem da leitura e a validade preditiva de um teste de maturidade para a leitura. Na prossecução desses objectivos, adoptou-se uma metodologia de cariz longitudinal. Num primeiro tempo aplicámos o Teste ABC de Lourenço Filho, as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e um questionário aos professores. Num segundo tempo, após oito meses de ensino da leitura, aplicámos o Teste de Avaliação da Precisão e Fluência de Leitura: O REI (Carvalho, 2007) e um segundo questionário preenchido pelos professores. Os resultados revelam que existe uma relação positiva e estatisticamente significativa tanto entre os resultados do teste ABC alcançados no início do ano lectivo e os resultados do teste O REI no final do ano escolar, como entre os Testes ABC e O REI e as MPCR; existe uma baixa percentagem de alunos (4%) que obteve bons resultados no teste ABC e baixos desempenhos no teste O REI (falsos positivos) e 0,7% dos alunos obtiveram bons resultados no teste O REI, apesar de terem obtido baixos resultados no teste ABC (falsos negativos).
Abstract The reading and maturity readiness were analysed trough the application of the Teste ABC de Lourenço Filho in a sample of children who were starting their first grade in the suburbs of Lisbon. The predictive validity of the mentioned test was also assessed. In the pursuit of these objectives, a longitudinal methodology was adopted. In a first phase, the Teste de ABC de Lourenço Filho and Raven’s Coloured Progressive Matrices were applied. In a second phase, after eight months of reading teaching, the Teste de Avaliação da Precisão e Fluência de Leitura: O REI (Carvalho, 2008) was applied, as well as a questionnaire was filled by children's teachers. Results revealed that a positive and statistically significant relationship exists between as the ABC test's results applied in the beginning of the school year and the results of the test O REI, applied in the end of the same school year as between the Teste ABC and O REI, and the MPCR. 4% of the students obtained good results in the ABC test and low results in the test O REI (false positives) and 0.7% obtained good results in the O REI test, despite their low results in the ABC test (false negatives).
On analyse la maturité et promptitude pour la lecture un échantillon d’enfants qui sont en train de commencer leur scolarisation dans une école aux environs de Lisbonne. En simultanéité, on a étudié quelques-uns des principaux précurseurs de l´apprentissage de la lecture et la validité preditive d´un test de maturité de la lecture. Dans la reprise de ces objectifs, on a adopté une méthodologie longitudinale. Dans un premier temps on a appliqué le Test ABC de Lourenço Filho et les Matrices Progressive Colorés de Raven et un questionnaire aux professeurs. Dans un deuxième temps, après huit mois de enseignement de la lecture, on a appliqué le Teste de Avaliação da Precisão e Fluência de Leitura: O REI (Carvalho, 2008) et un deuxième questionnaire remplit par les professeurs. Les résultats démontrent qu’il existe une relation statistiquement significative nom seulement entre les résultats du teste ABC atteints au début de l’année scolaire et les résultats du test O REI à la fin de la même année, aussi entre les Testes ABC et O REI e les MPCR. Il existe une baisse pourcentage d´ élèves (4%) qui on obtenu des bons résultats au test ABC e faibles résultas dans le test O REI (de faux positives) et 0.7% des élèves a obtenu de bons résultats dans Test O REI, malgré l’obtention de faibles résultats dans le Test ABC (de faux négatives).
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia, especialização em Avaliação Psicológica, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/15614
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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