Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15598
Title: A gestão do comportamento como ferramenta de resolução e gestão de conflitos nos Cursos de Educação e Formação:estudo de caso
Authors: Esteves, Florbela Armanda Gomes 
Orientador: Almeida, Ana Cristina Ferreira de
Keywords: Cursos de educação e formação; Resolução de conflitos
Issue Date: 2010
metadata.degois.publication.title: A gestão do comportamento como ferramenta de resolução e gestão de conflitos nos Cursos de Educação e Formação: estudo de caso
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: As escolas, espaço de cultura e de educação, actualmente pautam a sua organização e funcionamento pelo privilégio da formação de competências dos seus agentes, beneficiários e destinatários. A filosofia da aprendizagem ao longo da vida e qualificação dos cidadãos tem permitido alargar a oferta a novas oportunidades. Porém, os problemas de insucesso e abandono, a indisciplina, têm conotado a convivência e o ambiente de aprendizagem de algum mal-estar, exigindo uma constante adaptação de atitudes, currículos e estratégias de actuação diversificadas e ajustadas às necessidades, expectativas, interesses e limitações dos diferentes públicos-alvo. Os cursos de educação e formação (CEF) constituem uma resposta formativa a jovens adolescentes em risco educacional (com insucesso e abandono escolar, tendencialmente com problemas de comportamento e dificuldades ao nível das relações). Reflectir acerca da disciplina de “Gestão do Comportamento”, do elenco curricular e de que somos directamente responsáveis, como uma ferramenta de modificação comportamental, é o objectivo central do nosso estudo. Para tal, revimos aspectos legais e conceptualizações a propósito e procurámos estudar o caso de um grupo. Dadas as características diferenciadoras do funcionamento escolar nesta instância particular de ensino/formação e aprendizagem, dificuldades em gerir comportamentos sociais menos ajustados, e dificuldades de aprendizagem específicas (défices instrumentais, desânimo, desmotivação, não investimento na prossecução académica), quisemos encontrar meios apropriados de observar e sistematizar aspectos da vida e perfis de características que, eventualmente, auxiliem a efectivar uma avaliação mais autêntica e a adequar os planos de acção educativa. Assim, para captar modos de pensar, estar, sentir e agir típicos destas formandas, com a preocupação de integrar no seu status quo propostas de valoração, seleccionámos estratégias e instrumentos de apoio às decisões educativas assentes na negociação / mediação dos conflitos em sala de aula, numa lógica construtivista de desenvolvimento, pela abordagem participada e assistida localmente, em supervisão atenta e continuada em territórios de formação profissional e apostada em conteúdos e processos de gestão de comportamentos das formandas no grupo, passíveis de auxiliar na (re)construção de valores de sã convivência e verdadeira autonomia. Tomando o início e o fim da vigência da disciplina como momentos de análise, num plano de estudo quasi-experimental, constatámos progressos no autoconhecimento, valorização do Outro e clima de aula, pelo que inferimos que a formação, designadamente, pela “Gestão de Comportamento” constitui uma ferramenta importante de aprendizagem e de desenvolvimento.
Schools, area of culture and education, now guided the organization and functioning for the privilege of training skills of its staff, beneficiaries and recipients. The philosophy of lifelong learning and skills has allowed citizens greater choice to new opportunities. However, the problems of failure and abandonment, indiscipline, have connoted the living and learning environment in some discomfort, requiring constant adjustment of attitudes, curricula and implementation strategies diverse and adjusted to the needs, expectations, interests and limitations of different target audiences. The education and training courses (CEF) are a training response to young adolescents with educational risk (with school failure, inclined to behavior problems and difficulties in relationships). To consider the discipline of "Behavior Management", the cast and curriculum that we are directly responsible, as a tool of behavioral modification, is the central objective of our study. Therefore, we reviewed the legal aspects and conceptualizations needed and we tried to study the case of a group. Given the distinguishing characteristics of school functioning in this particular instance of education / training and learning, difficulties in managing social behaviors less adjusted and specific learning difficulties (instrumental deficits, depression, discouragement, no investment in academic achievement), we wanted to find the appropriate means to observe and to systematize life aspects and characteristics, to eventually help to effect a more authentic and appropriate plans of education. Thus, to capture modes of thinking, being, feeling and acting typical of these trainees, taking care to integrate in their status quo valorization proposals we selected strategies and instruments sustained support for educational decisions in the negotiation/mediation of conflicts in the classroom, a logical constructive development, the participatory approach and assisted locally in close supervision and continuous training in professional areas and committed to content and process management behaviors of the trainees in the group, which could assist in (re)construction of values healthy sociability and true autonomy. Taking the beginning and end of the discipline validity as moments of analysis, a plan of quasiexperimental study, we have seen progress in self-knowledge, appreciation of the Other and classroom environment, so we infer that the formation, in particular, by the “Behavior Management” is an important tool for learning and development.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia, especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/15598
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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