Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15595
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBorges, Maria Graciete Nunes Pinto Franco-
dc.contributor.authorPires, Ana Margarida dos Santos-
dc.date.accessioned2011-07-28T10:26:13Z-
dc.date.available2011-07-28T10:26:13Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/15595-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia, especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractAtravés da teoria da “aceitação-rejeição parental” (PARTheory) de Rohner (2004), o nosso principal objectivo foi analisar a relação entre a aceitação (rejeição) parental percepcionada pela criança e o seu ajustamento psicológico e escolar, com especial referência para o impacto da rejeição paterna percepcionada. Para lá do suporte parental, e aceitando que no final da infância “outros significativos” começam a ganhar mais significado na vida da criança, tentámos também perceber se existia alguma relação entre o suporte do(a) professor(a), dos colegas (de sala de aula) e dos amigos e o ajustamento psicológico e rendimento escolar. Numa amostra de 44 crianças com idades a variar entre os 9 e os 11 anos, obtivemos dados que associam a rejeição parental percepcionada com o desajustamento psicológico e escolar, com um impacto mais significativo para a rejeição paterna percepcionada do que para a rejeição materna. Podemos acrescentar que não foi só o suporte parental a ser considerado importante pelas crianças nesta faixa etária, mas também o suporte dado pelo(a) professor(a) e pelos amigos. A percepção destes outros significativos foi também implicada no rendimento escolar das crianças consideradas.por
dc.description.abstractFollowing Rohner’s (2004) “parental acceptance-rejection” theory (PARTheory), our main goal was to study the relation between parental acceptance (rejection) perceived by the child and her psychological and academic adjustment, with a special reference to the impact of paternal rejection perceived. Besides parental support, and accepting that in the end of childhood “significant others” start to gain relevance in the life of the child, we’ve also tried to understand if there was any relation between the support given by teachers, friends and classmates and psychological adjustment and academic results. In a sample of 44 children with ages between 9 and 11 years old, we obtained data confirming the relation between perceived parental rejection and psychological and academic maladjustement, with a more significant impact for the perceived paternal rejection than for perceived maternal rejection. It might be added that it was not only the parental support which was relevant for children in this age grade, but also the support given by teachers and friends. These significant others were also implicated in the academic results of the children considered.por
dc.description.abstractSuivant la théorie de la “acceptation-rejetion” par Rohner (2004), nôtre objectif été de etudier la relation entre la acceptation (rejetion) parental pérçu par l’ enfant et ça adéquation psychologique et académique, avec une référence spécial pour la rejetion paternel pérçu. C’est dans le fin de l’ enfance qui des autres significatifs commence à gagner en importance dans la vie de l’enfant. D’ aprés ça, ont a essayer aussi de comprendre si il y avait aucune relation entre le appui apporté par le professeur, les copains et les amis et l’ adéquation socio-émotionnel et les résultats académiques. Dans un échantillon de 44 enfants âgés de 9 à 11 ans, nous ayant obtenu données attestant la relation entre la rejetion parental pérçu et la inadéquation psychologique et académique, avec une plus significatif impact pour la rejetion paternel pérçu que pour la rejetion maternel perçu. On peut ajouter aussi que ce n'est pas seul le appui apporté par les parents qui est important pour les enfants à cette âge la, mais aussi le appui apporté pour les professeurs el les amis. La perception des ces autres significatifs étais impliqué dans les résultats académiques des enfants considérés.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSuporte parentalpor
dc.subjectSucesso escolarpor
dc.titleAceitação - rejeição parental percepcionada e ajustamento psicológico e académico da criançapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
dc.peerreviewedNopor
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9543-4842-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Aceitação-Rejeição Parental Percepcionada.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 5

1,471
checked on Jul 17, 2024

Download(s) 20

1,708
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.