Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15562
Title: Estudo do impacto da avaliação externa das escolas e intervencionadas pela Inspecção-Geral da Educação, Delegação Regional do Centro, em 2006-2007
Authors: Lopes, Georgina Florbela Fernandes Dinis de Campos 
Orientador: Barreira, Carlos Manuel Folgado
Keywords: Avaliação externa, escola; Eficácia da escola
Issue Date: 2010
Serial title, monograph or event: Estudo do impacto da avaliação externa das escolas: intervencionadas pela Inspecção-Geral da Educação, Delegação Regional do Centro, em 2006-2007
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A Avaliação Externa das Escolas (AEE), levada a efeito por equipas da Inspecção-Geral da Educação (IGE), nas quais se incluem outros avaliadores externos, provenientes, na sua maioria, do Ensino Superior, constitui-se como elemento regulador e promotor da qualidade educativa. Considerando verosímil a premissa enunciada, impõe-se viabilizar uma análise específica e rigorosa do impacto dessa Avaliação Externa na aprendizagem profissional e organizacional das Unidades de Gestão (UG) intervencionadas pela IGE, na área da Delegação Regional do Centro (DRC), no decurso do ano lectivo de 2006/2007. Esta investigação versa, especificamente, sobre as acções de melhoria efectuadas pelas UG, com vista à superação das debilidades, indicadas pelos Relatórios de Avaliação Externa e quais os resultados provindos dessas diligências. Caso não tenham sido tomadas quaisquer medidas, quais os motivos dessa inércia. A população-alvo contemplada neste estudo abrange todas as dezanove UG intervencionadas pelas equipas de avaliação externa, no período em análise, todavia, são treze as constituintes da amostra. Um Agrupamento de Escolas não se dispôs a participar e as restantes cinco UG, nunca nos remeteram os dados solicitados, embora tenham, inicialmente, acedido colaborar. Agrupámos as debilidades, elencando oito categorias, nomeadamente: Articulação/sequencialidade; Monitorização das práticas lectivas; Resultados académicos; Questões organizacionais; Auto-avaliação; Formação; Tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e Trabalho docente colaborativo. Todas as UG procuraram actuar de forma consentânea com a exigência das situações, diligenciando no sentido de debelar as fragilidades apontadas. Os resultados obtidos vieram a revelar-se profícuos, principalmente, no que concerne à acção pedagógica e ao trabalho colaborativo entre os docentes, ambas com repercussões positivas nos resultados académicos. Tais préstimos revelam a existência de aprendizagem profissional e organizacional dos sujeitos e das instituições envolvidas na AEE, levada a efeito pela IGE, evidenciando quão profícua foi a intervenção desta organização. À data da recolha dos dados, cerca de 54% das UG, ainda aguardavam resultados. Os motivos dessa situação ficavam a dever-se, sobretudo, ao não apuramento final do produto das medidas implementadas.
The External Evaluation of Schools, carried out by teams of the General Inspectorate of Education (IGE) that include other external evaluators coming, in most of the cases, from Higher Education institutions, claims to be an agent in the regulation and promotion of the quality of education. Taking this assumption for granted, it is necessary to make a specific and precise analysis of the impact of this external evaluation on the improvement at the professional and organizational level of the Management Units under the inspection of the IGE, in the area covered by the Regional Delegation of the Centre (DRC) during the school year 2006/2007. This research work deals specifically with the measures taken by the Management Units in order to overcome the weak points mentioned in the reports of the external evaluation and with the outcome of those measures. If no measures were taken, it's also necessary to know the reason for this lack of action. The target population of this study includes all the nineteen Management Units under the inspection of the teams of external evaluation in this period, but only thirteen constitute this sample. One of the units didn't want to participate and the other five didn't send us the results, in spite of having initially agreed to collaborate. We grouped the weak points in eight categories: articulation/sequentiality, monitoring of the teaching practices, academic results, organizational issues, selfevaluation, training, information and communication technologies and collaborative work among teachers. All the management units tried to act according to the demands of the different cases, doing their best to overcome the weak points in question. The results show that this work was valuable mainly as far as the teaching practices and the collaborative work among the teachers were concerned, with positive effects on the academic results. This work shows the improvement at the professional and organizational level of the people and the institutions involved in the external evaluation of schools carried out by the IGE, being a clear sign of the benefits of the intervention of this organization. When these data were gathered about 54% of the Management Units were still waiting for the results. This was mainly due to the fact that the final assessment of the adopted measures hadn't yet been made.
L’Évaluation Externe des Écoles, menée par des équipes de l'Inspection Générale de l’Éducation (IGE), dans lesquelles il ya d'autres évaluateurs externes, principalement de l’Enseignement Supérieur, constitue l’élément réglementaire et promoteur de la qualité de l’éducation. Considérant que la prémisse énoncée est vraisemblable, il faut viabiliser une analyse spécifique et précise de cette Évaluation Externe dans la formation professionnelle et organisationnelle des Unités de Gestion (UG) interventionnées par l'IGE dans le domaine de la Délégation Régionale du Centre au cours de l'année scolaire 2006/2007. Cette recherche porte, en particulier, sur les actions d'amélioration faites par les UG, en vue de surmonter les faiblesses indiquées par les Rapports d' Évaluation Externe, et montrer las résultats de ces efforts. Si on n'a pas pris de mesures, indiquer les raisons de ce inertie. La population cible incluse dans cette étude couvre toutes les dix-neuf UG interventionnées par les équipes de l’Évaluation Externe, dans la période sous revues, cependant, les constituants de l’échantillon sont seulement treize. Un Groupement d' Écoles ne s'est pas disposé a participer et cinq autres UG n'ont jamais envoyé les données demandées, bien qu'initialement disponibles à collaborer. Nous avons groupé les faiblesses, en établissant huit catégories, y compris: Articulation/séquentialité; la Surveillance des pratiques scolaires; Résultats académiques; Questions organisationnelles; Technologies d'Information et de Communications; Auto-évaluation; Formation et Enseignement de collaboration. Toutes les UG ont cherché à agir d'une manière compatible avec l’exigence des situations, pour éradiquer les faiblesses relevées. Les résultats se sont révélés utiles, en particulier en ce qui concerne les mesures éducatives, le travaille collaboratif entre enseignants, avec des effets sur les résultats scolaires. Ces résultats positifs révèlent l'existence d'apprentissage professionnelle et organisationnelle des sujets et des institutions impliquées dans l'AEE menée par l'IGE, en montrant combien a été utile l'intervention de cet organisme. À la date de collecte de données, environ 54% des UG attendait encore les résultats, surtout, parce que la vérification du produit final des mesures mises en oeuvre n’avait pas encore été faite.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, especialização em Supervisão pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/15562
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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