Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/15561
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Borges, Graciete Franco | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Patrícia Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2011-07-25T12:03:39Z | - |
dc.date.available | 2011-07-25T12:03:39Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/15561 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | por |
dc.description.abstract | O propósito deste estudo consistiu em examinar o impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados no ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes. A amostra é constituída por 153 sujeitos (87 do género masculino e 66 do género feminino), a frequentar o 5.º e 6.º ano de escolaridade de uma Escola Secundária com 2.º e 3.º Ciclo, de S. João da Madeira. Foram administradas cinco escalas cuja adaptação portuguesa foi utilizada pela primeira vez neste estudo: As Pessoas da Minha Vida - PMV (adaptação da Social Support Scale for Children, Harter, 1985); Questionário de Avaliação da Personalidade – QAP (adaptação do Child PAQ, Rohner, 2004); Percepção da Atitude do Pai – PAP e Percepção da Atitude da Mãe – PAM (adaptação do Child PARQ: Mother e do Child PARQ: Father – short forms, Rohner, 2004); Avaliação da Conduta do/a Aluno/a – ACA (adaptação do TESC, Rohner, 2008). A análise dos resultados obtidos demonstrou que a aceitação parental e a rede de suporte extra-familiar percepcionadas estão associadas positivamente ao ajustamento psicológico e académico dos/as pré-adolescentes, apontando para a relevância da responsividade dos contextos relacionais. | por |
dc.description.abstract | The goal of this research is to assess the impact of parental acceptance versus rejection and of social support’s perceptions on pre-adolescents’ personal and academic adjustment. The sample includes 153 subjects (87 males and 66 females) attending the 5th and 6th year in a secondary school (with 2nd and 3rd cycle) of S. João da Madeira. We used five scales adapted to Portuguese version for the first time: As Pessoas da Minha Vida - PMV (Portuguese adaptation of Social Support Scale for Children, Harter, 1985); Questionário de Avaliação da Personalidade – QAP (Portuguese adaptation of Child PAQ, Rohner, 2004); Percepção da Atitude do Pai – PAP and Percepção da Atitude da Mãe – PAM (Portuguese adaptations of Child PARQ: Mother and Child PARQ: Father – short forms, Rohner, 2004); Avaliação da Conduta do/a Aluno/a – ACA (Portuguese adaptation of TESC, Rohner, 2008). The analysis of the results showed that parental acceptance and extra-familiar social support perceptions are positively associated with pre-adolescents’ psychological and academic adjustment, pointing out to the relevancy of contextual affordance | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Coimbra | por |
degois.publication.title | Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes:impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados | por |
dc.peerreviewed | No | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_anexos.pdf | 2.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 5
2,054
checked on Oct 16, 2024
Download(s) 50
749
checked on Oct 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.