Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15534
Title: Jogos interactivos baseados em provas piagetianas: zonas Trash-3 e o desenvolvimento das perspectivas espaciais : estudo exploratório
Authors: Dias, Rosa Schmitz 
Orientador: Figueira, Ana Paula Couceiro
Keywords: Jogo Piagetiano (Zona-Trash 3); Parâmetros Desenvolvimentais; Noções das Perspectivas Espaciais
Issue Date: 2010
Abstract: A presente investigação pretende ser um contributo para a validação/adaptação de um conjunto de jogos digitais sobre o desenvolvimento das perspectivas espaciais da criança, com base na perspectiva Piagetiana, que se assumem como potenciais instrumentos de trabalho no domínio da Psicologia do Desenvolvimento. No caso presente, pretende analisar-se as potencialidades de um dos jogos, as do jogo Zona Trash-3, utilizando uma amostra de 115 sujeitos, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos. Os resultados alcançados aventam que este jogo, para além de poder servir as finalidades de diagnóstico e investigação, se venha a assumir também como instrumento potenciador do desenvolvimento de algumas noções espaciais.
This research aims to contribute to the validation and adaptation of a digital game (Trash-3 Zone) for studying the development of spatial perspectives in chidren based on Piagetian development theory. In particular, the study examines the potential of one such game, Trash-3 Zone, on a sample of 115 seven to twelve-year-old subjects. The results indicate that the game not only serves as a diagnostic and research tool in the field of Development Psychology but also facilitates the development of some specific spatial concepts.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, sob a orientação da Professora Doutora Ana Paula Couceiro Figueira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/15534
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rosa Dias.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 1

2,883
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

16
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.