Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15533
Title: Concepções e práticas de avaliação dos professores de Filosofia do ensino secundário de uma escola da Lezíria e Médio Tejo
Authors: Pereira, Vânia Filipa dos Santos 
Orientador: Barreira, Carlos Manuel Folgado
Keywords: concepções e práticas de avaliação das aprendizagens; avaliação das aprendizagens em Filosofia
Issue Date: 2010
Abstract: A presente investigação, de natureza qualitativa, pretende descrever e interpretar as concepções e práticas de avaliação de cinco professores de Filosofia de uma escola secundária da Lezíria e Médio Tejo. Tentamos conhecer as concepções dos professores de Filosofia relativamente à avaliação das aprendizagens e relacionar essas mesmas concepções com o perfil da quarta geração de avaliação – avaliação como “negociação” e “construção” (Guba & Lincoln, 1989 citados por Machado, 2007), verificando até que ponto se aproximam ou se afastam de uma avaliação construtiva, relacional, formadora, alternativa e reguladora. O nosso estudo baseou-se em dados empíricos recolhidos através de entrevistas individuais semi-estruturadas, realizadas na própria escola onde os docentes leccionam, no ano lectivo de 2008/2009. Como tal, seguimos uma linha metodológica que recorreu ao estudo de caso como estratégia geral. Da análise de conteúdo dos dados das entrevistas foi possível constatar uma influência da tradição clássica de avaliação nas concepções dos professores, nomeadamente, no que concerne à função da avaliação e aos seus destinatários/actores. Todavia, os professores de Filosofia evidenciam um esforço para a concretização de uma avaliação de natureza formativa, formadora, reguladora e construtiva que se traduz na avaliação de competências de análise, reflexão, conceptualização, pensamento crítico e problematização; na divulgação dos critérios aos alunos no início e no fim do ano lectivo; no diálogo em torno dos resultados obtidos e da averiguação das falhas; no feedback dado aos alunos de uma forma relativamente contínua; na adequação das estratégias avaliativas e de ensino à especificidade dos alunos; na auto-avaliação periódica e contínua mediante instrumentos de carácter escrito e reflexivo e da diversificação de estratégias avaliativas em função dos alunos.
Cette recherche, de nature qualitative, prétend décrire et interpreter les conceptions et les pratiques d'évaluation de cinq professeurs de philosophie d'une école secondaire Lezíria et Médio Tejo. Nous avons essayé de connaître les conceptions des professeurs de philosophie relativement à l‟évaluation des apprentissages et les relacioner avec le profil d'une quatrième génération d'évaluation - évaluation comme “negociation” et “construction”(Guba & Lincoln, 1989 cité par Machado, 2007). Ainsi, on peut vérifier son approche ou écart d‟une évaluation construtive, formatrice, alternative et regulatrice. On a fait ce travail à partir des donnés empiriques en ce qui concerne des entrevues individuelles semi-structurées réalisées à l'école l‟année scolaire 2008/2009. On a suivi une méthodologie qui a pour but une stratégie générale à partir d‟une étude. On a eu l'opportunité de constater à partir des entrevues une influence de tradition classique d'évaluation, espécialement, en ce qui concerne la fonction d‟évaluation et ses destinataires/acteurs. Cependant, les professeurs de philosophie mettent en évidence un effort pour une concrétisation de l‟évaluation de nature formative, formatrice, régulatrice et constructive qui se traduit par une évaluation de compétences de l‟analyse, réflexion, conceptions pensée critique et problématisation; dans la divulgation des critères aux élèves du début à la fin de l‟année ; dans le dialogue concernant les résultats obtenus et à la recherche des failles; dans le “feedback” donnés aux élèves de forme relativement continue; dans l‟ajustement des stratégies évaluatives et de l‟enseignement spécificacité des élèves; l‟auto-évaluation périodique et continue moyennant des outils de caractère écrit et de diversification des stratégies évaluatives en fonction des élèves.
This present qualitative investigation, aims to describe and interpret the conceptions and evaluation practices of five Philosophy teachers of a secondary school in Leziria and Media Tejo area. We tried to understand the teachers‟ conceptions relatively to the learning evaluation and relate those perspectives with the fourth generation‟s evaluation profile – the evaluation as a negotiation and construction (Guba & Lincoln, 1989 cited by Machado, 2007) checking if they are approach or stepping away from a constructive, relational, educative, alternative and regulate evaluation. Our study was based on empirical data collected through individual and semi-structured interviews, carried out in the school where the teachers taught, in 2008 / 2009. Therefore, we followed a methodological line supported in a case study as a general strategy. From the analysis of the interviews‟ data collected, we could see an influence of the classic tradition of evaluation in the teachers‟ conceptions, more specifically, in the evaluation‟s function and in its addressees / actors. However, the Philosophy teachers show an effort to practice a formative, educating, regulate and constructive evaluation that translates itself in a competence‟s analysis, reflection, conception, critic thought and problematic evaluation; in the criteria spreading to students in the beginning and in the end of the school year; in the dialogue according with the results shown and the errors checking; in the feedbacks given to students in a continuous way; in the appropriation of the evaluation strategies and the learning to the students needs; in a periodic and continuous self- evaluation with reflexive and character written instruments and in the different evaluation strategies adapted to students.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e realizada sob a orientação do Professor Doutor Carlos Manuel Folgado Barreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/15533
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação de Mestrado.pdf957.1 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,583
checked on Apr 24, 2024

Download(s) 50

327
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.