Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/15473
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dc.contributor.advisorSantos, Maria João Seabra-
dc.contributor.authorMartins, Silvana Peixoto-
dc.date.accessioned2011-07-07T13:39:47Z-
dc.date.available2011-07-07T13:39:47Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/15473-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (área de Sub-Especialização em Sistémica, Saúde e Família) sob a orientação da Professora Doutora Isabel Albertopor
dc.description.abstractEste estudo pretende investigar a relação entre o temperamento da criança e os estilos e sentindo de competências parentais. Constitui-se igualmente objectivo deste trabalho contribuir para a validação para a população portuguesa da Bateria de Avaliação do Temperamento Infantil - Revista (Martin & Bridger, 1999). Tendo em vista estes objectivos, foram aplicados aos pais de crianças em idade pré-escolar (n=124) os seguintes questionários: Bateria de Avaliação do Temperamento - Revista, versão pais (TABC–R); Escala de Estilos Parentais (O’Leary, Arnold, Wolf & Acker, 1993) e Escala de Sentido de Competência Parental (PSOC; Johnston & Mash, 1989). A algumas das educadoras destas crianças (n=124) foi, igualmente, aplicada a TABC-R, versão professores. O estudo das correlações entre os resultados obtidos nos diversos instrumentos revela que determinadas práticas parentais estão relacionadas com características temperamentais das crianças (impulsividade, nível de actividade) e/ou com o nível de satisfação percepcionado pelos pais relativamente à parentalidade. Por outro lado, não foram encontrados resultados que comprovem a relação entre as características temperamentais das crianças e o sentido de competência parental. A exploração de aspectos relativos à precisão da TABC-R permitiu verificar resultados moderados no que concerne à consistência interna e fracos quanto ao acordo entre pais e educadores. Estes resultados deverão ser comprovados através de estudos futuros.por
dc.description.abstractThis research aims to study the relation between children’s temperament and parental styles and sense of competence. Another goal is to contribute to the validation of the Temperament Assessment Battery for Children – Revised for the Portuguese preschoolers. Keeping these goals in mind, the following questionnaires were administered to parents of preschoolers (n=124): Temperament Assessment Battery for Children – Revised, Parent form (TABC –R; Martin & Bridger, 1999); Parenting Scale (O'Leary, Arnold, Wolf & Acker, 1993) and Parenting Sense of Competence Scale (PSOC; Johnston & Mash, 1989). Correlational analyses show that certain parental styles are related to temperamental characteristics of children (impulsivity, activity level) and/or with the parents’ level of satisfaction concerning parenting. On the other hand, results do not confirm a relation between temperamental characteristics of the children and parental sense of competence. The exploration of issues related with TABC-R’s precision showed moderate results concerning internal consistency and low results of inter-rater agreement (parents/teachers). These results must be 3 O temperamento das crianças e os estilos e sentido de competência parentais Silvana Peixoto Martins (silvana.martins12@gmail.com) 2010 replicated in future studies.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTemperamentopor
dc.subjectEstilos parentaispor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.titleO temperamento das crianças e os estilos e sentido de competência parentaispor
dc.typeworkingPaperpor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextSem Texto completo-
item.grantfulltextnone-
crisitem.advisor.deptFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCognitive and Behavioural Centre for Research and Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5035-0816-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
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