Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15470
Title: Estudo do conhecimento emocional dos estudantes relativo aos estados afectivos nos eventos do estágio curricular: o caso particular do estado de interesse
Authors: Marques, Ângela Sofia Pereira 
Orientador: Brêda, Maria São João
Keywords: Sintomas afectivos; Processos cognitivos; Interesse
Issue Date: 2010
Abstract: A presente investigação insere-se na temática do conhecimento emocional que os estudantes possuem acerca dos estados afectivos vivenciados em contexto de estágio curricular. É prestada uma especial incidência sobre o estado de interesse. Para isso recorremos a uma metodolgia qualitativa e quantitativa, onde pretendemos identificar os eventos afectivos mais relevantes, o conhecimento emocional que lhes é atribuído, em função duma escala de appraisals, bem como conhecer os estados afectivos mencionados. Considerações mais detalhadas são dirigidas ao estado afectivo de interesse, pelo reconhecido papel desta emoção no processo de aprendizagem.
The present research is focused on the emotional knowledge of students’ affective states in practicum context. Special importance is given to the state of interest. To identify the most relevant affective events and their emotional knowledge, we used a qualitative and quantitative methodology. Because of the importance of the emotional state of interest in the learning process, special considerations are made about this issue.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação da Professora Doutora Maria São João Brêda.
URI: https://hdl.handle.net/10316/15470
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Ângela Marques.pdf938.96 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

967
checked on Apr 30, 2024

Download(s)

10
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.