Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15285
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dc.contributor.advisorLopes, Isabel Maria do Poço-
dc.contributor.advisorSantos, Maria Joana Almeida Vieira-
dc.contributor.authorPlácido, Bruna Isabel Joaquim-
dc.date.accessioned2011-05-23T11:48:04Z-
dc.date.available2011-05-23T11:48:04Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationPlácido, Bruna Isabel Joaquim - Aquisição do campo semântico do tempo em PLNM : análise de produções escritas e correlação com estratégias de ensino-aprendizagem. Coimbra : [ed. do autor], 2010por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/15285-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Letras, na área de Português como Língua Segunda e Estrangeira: Línguística Aplicada, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractEste trabalho pretende diagnosticar alguns processos de aquisição do campo semântico do tempo, por parte de alunos de Português língua não materna em fase inicial, em correlação com as estratégias de ensino/aprendizagem usadas em contexto de sala de aula. Para esse efeito, procedeu-se à análise da expressão de tempo em produções escritas, manuais/suportes didácticos e estratégias de ensino/aprendizagem, tendo sido estas últimas objecto de inquérito realizado junto das três docentes da disciplina de Composição, do 1º semestre do ano lectivo 2008/2009, do nível Elementar do Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros. Do ponto de vista do enquadramento, o estudo fundamenta-se em contributos teóricos sobre o campo semântico do tempo desenvolvidos por Benveniste (1966 e 1974), Weinrich (1973) e Fonseca (1992). Por fim, o trabalho discute ainda a relevância do papel do professor e os efeitos da sua prática pedagógica, propondo tarefas e estratégias mais indicadas a utilizar na sala de aulapor
dc.description.abstractThis study tries to identify some acquisition processes in the semantic field of time, in students of Portuguese as a second language. Teaching and learning strategies in classroom context are also discussed. The study analyses the expression of Time in written productions, such as textbooks, teaching materials and beginners’ compositions. Teaching and learning strategies are the object of a survey among 3 Composition teachers from the Elementary level of the Annual Course of Portuguese Language and Culture for Foreign Students during the 1st semester of the academic year 2008-2009. Theoretical aspects of the semantic field of time, developed by authors such as E. Benveniste (1966 and 1974), H. Weinrich (1973) and F. Fonseca (1992) are also included. The study also proposes a discussion about the teacher role and its relevance as well as the best tasks and strategies to be used in the classroom.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLíngua portuguesa -- ensino/aprendizagempor
dc.subjectTempo -- língua portuguesapor
dc.titleAquisição do campo semântico do tempo em PLNM : análise de produções escritas e correlação com estratégias de ensino-aprendizagempor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedNopor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.advisor.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3352-599X-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6711-8113-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado
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