Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/15106
Title: O Orfeão Madeirense : das origens a 1957
Authors: Rua, Maria Amélia Machado 
Orientador: Pedrosa, José Maria
Keywords: Orfeão Madeirense -- história; Orfeão Madeirense -- 1920-1957
Issue Date: 2010
Citation: Rua, Maria Amélia Machado - O Orfeão Madeirense : das origens a 1957. Coimbra : [ed. do autor], 2010
Abstract: A música é uma actividade fundamental do ser humano e o seu estudo e divulgação tarefas importantes. Este trabalho trata de uma organização dedicada à música que é o Orfeão Madeirense. Ao longo deste trabalho procuramos mostrar a importância deste grupo musical no contexto cultural da Madeira. O Orfeão nasceu em 1920 pela mão de um grupo de militares, convidando para maestro o Dr. Passos de Freitas, estudante de Coimbra que, chegado à Madeira quis pôr em prática os ensinamentos e vivências de Coimbra, onde se licenciou em Direito. O seu percurso não foi uniforme; teve épocas de maior e menor actividade. Ainda hoje existe, embora o presente estudo incida no período entre 1920 e 1957. A justificação para esta escolha reside no facto de nesta última data terem sido aprovados os seus estatutos. Esta colectividade tinha um carácter comercial, pois os espectáculos que faziam eram pagos, embora as entidades oficiais como a autarquia também apoiasse a sua função social de divulgação e lúdica.
Music is a fundamental human activity and its study and dissemination are important tasks. This work is an organization dedicated to the music from a group that is called “Orfeão Madeirense”. Throughout this paper we show the importance of this musical group in the cultural context of Madeira. The Choral Society was born in 1920 at the hands of a military group, calling for maestro Dr. Passos de Freitas, a Coimbra student who has reached to Madeira, wanted to put into practice the teachings and experiences of Coimbra, where he graduated in law. His career was not uniform; had times of greater and lesser activity. It still exists today, although this study covers the period between 1920 and 1957. The justification for this choice is that the latter date they were approved its statutes. This community had a commercial character, because the shows that were being paid, although the officials as the agency has also supported the disclosure of its social and playful.
Description: Dissertação de mestrado em Estudos Artísticos, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/15106
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Artes - Teses de Mestrado

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