Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/14211
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCunha, Isabel Ferin-
dc.contributor.authorFrança, Lennon Schneider-
dc.date.accessioned2010-11-30T08:43:43Z-
dc.date.available2010-11-30T08:43:43Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationFrança, Lennon Schneider - Fotojornalismo : a cobertura da campanha eleitoral para a presidência dos Estados Unidos da América (2008). Coimbra, 2010en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/14211-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Comunicação e Jornalismo, apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbraen_US
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado tem como tema o fotojornalismo e como esta arte foi aplicada por duas grandes revistas, durante as eleições presidenciais de 2008 nos Estados Unidos. As revistas a serem analisadas são; Veja (do Brasil) e Visão (de Portugal), e estas são as principais revistas de informação nos seus respectivos países. Inicialmente, foram feitas abordagens históricas da utilização da imagem na comunicação, da fotografia e do fotojornalismo. Em seguida, compreendem-se as técnicas fotográficas e a utilização da linguagem fotográfica e da semiótica para obter resultados expressivos na imagem. Há ainda um histórico das principais campanhas eleitorais dos Estados Unidos desde o século XIX, com amostras fotojornalísticas da época. E por fim, são analisadas as duas revistas e as fotografias utilizadas pelas mesmas para ilustrar as eleições norte-americanas de 2008. Neste ponto, todo o aprendizado sobre linguagem fotográfica tratado no início do trabalho é aplicado nas fotografias publicadas nas revistas.en_US
dc.description.abstractThis masters dissertation deals with photojournalism and how it was applied by two major magazines during the 2008 presidential elections in the United States. The magazines to be analyzed are - Veja (from Brazil) and Visão (from Portugal) – both are major news magazines in their respective countries. It begins with historical approaches to photography, photojournalism and the usage of image in communication. The photographic language and techniques were also studied, as well as the use of semiotics to obtain expressive results in photography. It also contains some history of the major American elections campaigns since the nineteenth century, with some samples of its photographs. Finally, the pictures related to the United States 2008 elections on both magazines are analyzed. At this point, all the studies of photographic languages and techniques treated earlier on the preview chapters will be applied to the images published on both magazines.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectFotojornalismoen_US
dc.subjectEleições presidenciais -- Estados Unidos da América do Norte -- 2008en_US
dc.titleFotojornalismo : a cobertura da campanha eleitoral para a presidência dos Estados Unidos da América (2008)en_US
dc.typemasterThesisen_US
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8701-527X-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Fotojornalismo.pdf3.8 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

341
checked on May 7, 2024

Download(s)

231
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.