Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/14210
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Fausto Cruchinho Dias-
dc.contributor.authorGomes, Alessandra-
dc.date.accessioned2010-11-30T08:32:13Z-
dc.date.available2010-11-30T08:32:13Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationGomes, Alessandra - Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos.Coimbra, 2010en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/14210-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Estudos Artísticos (Estudos Fílmicos e da Imagem), apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbraen_US
dc.description.abstractO propósito deste trabalho é explorar os tempos do cinema, a partir relação entre o cinema e seu espectador. Esta relação ocorre de um modo singular, muito diferente da relação entre o espectador e outros modelos de arte, como o teatro, a pintura e a fotografia. Nesta pesquisa sobre as causas dessa singularidade, nós comparamos o cinema com estas outras artes, e, também, analisamos as especificidades do quadro e imagens cinematográficos para estabelecer alguns pontos, que podemos somente encontrar no cinema, que atraem e condicionam a atenção do espectador para dentro ou fora da imagem, estes são os centros de acção. E, finalmente, nos pensamos como o espectador pode alcançar um contato mais livre e íntimos com o filme, escapando, assim, das intenções do realizador, através dos centros de afeição. Palavras-en_US
dc.description.abstractThe purpose of this work is to explore the times of cinema, from the relationship between the cinema and its spectator. This relationship occurs in a singular way, which is very different of the relations between spectator and others ways of art, like theater, painting and photography. In this research about the causes of that singularity, we compare the cinema and this others arts, we also analyzed the specificities of film‟s frame and images to establish some points, which we can find only in cinema,that attract and condition the spectator‟s attention to in or out of the image, this are the center of action. And finally, we think how the spectator may achieve a freer and more personal encounter with the film, escaping, thus, of the director‟s intentions, through thecenter of affection.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCinema -- aspectos sociológicosen_US
dc.subjectCinema -- técnicasen_US
dc.subjectRealização cinematográficaen_US
dc.titleCinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus temposen_US
dc.typemasterThesisen_US
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Artes - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Diss_mestrado_Alessandra Gomes.pdf709.75 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

351
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 50

642
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.