Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/14081
Title: Comicscape : o negativo dos personagens : representação e transformação arquitectónica na BD
Authors: Pascoal, Renata Rafaela Gomes Pardal de Oliveira 
Orientador: Carvalho, António José Olaio Correia de
Keywords: Banda desenhada; Cidade; Arquitectura, estudos
Issue Date: Jul-2010
Citation: Pascoal, Renata Rafaela Gomes Pardal de Oliveira - Comicscape : o negativo dos personagens : representação e transformação arquitectónica na BD. Coimbra, 2010.
Abstract: Esta dissertação pretende abordar a banda desenhada como ideologia e mito da contemporaneidade e a sua capacidade pedagógica no campo da arquitectura, visto constituir um produto concebido, definido e consumido pela sociedade de massas. Para tal, utiliza não só os cenários arquitectónicos na BD como objecto de estudo, como também os respectivos personagens que os percorrem, uma vez que ambos se definem numa relação de complementaridade. Considera-se a possibilidade dos autores de BD, assumirem o papel de interventores e impulsionadores para a concretização de uma nova arquitectura, capaz de responder aos valores vigentes na sociedade, para os quais também pretendem sensibilizar as massas, assim como para a história e teoria da arquitectura. Justifica-se então a divisão da dissertação em três partes, sendo que na primeira é abordado o passado na ficção, do qual é evidenciado aquilo que deve ser transposto para o futuro; na segunda, o presente e passado próximo como uma consciencialização da nossa situação actual; e na terceira, o futuro, no qual se especulam soluções para a mesma, assim como as consequências que esta pode acarretar, caso persista. Abstract This thesis pretends to study the comics as an ideology and myth of contemporarity and its pedagogical skills in the field of architecture, as a product planned, defined and consumed by mass society. For that, it is used, not only the architectonic scenarios in comics as an object of study, but also the characters who live there, because both are defined by a relationship of complementarity. It is considered the possibility of the comics’ authors to be actors for the concretization of a new architecture, able to satisfy to the values in our society, for which they also intend to sensitize the masses, as the history and theory of architecture. It justifies the division of this thesis in three parts: in the first, it is study the past in the fiction, able to bring something to the future; in the second, the near past and the present as an awareness of our situation; in the third, the future, where authors suggests solutions for our situation and show the last consequences if it persists.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/14081
Rights: closedAccess
Appears in Collections:FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Resumo_dissertação_mestrado_RPascoal.pdf2.15 MBAdobe PDF    Request a copy
Show full item record

Page view(s)

35
checked on Sep 21, 2020

Download(s)

9
checked on Sep 21, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.