Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/13723
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Rui | - |
dc.contributor.advisor | Silva, Elsa | - |
dc.contributor.author | André, Bruno Miguel | - |
dc.date.accessioned | 2010-08-25T15:41:41Z | - |
dc.date.available | 2010-08-25T15:41:41Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/13723 | - |
dc.description | Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | en_US |
dc.description.abstract | Após a formação académica, surge o Estágio Pedagógico, onde se conjugam diversos factores tendo em vista a formação / desenvolvimento do aluno – estagiário. É o primeiro contacto com a realidade, necessitando de uma Supervisão Pedagógica eficiente e determinada, que o integre no Universo da escola. O papel do Orientador de Estágio é desta forma fulcral no progresso do aluno – estagiário, assim como os modelos e estilos de supervisão que adopta para exercer a sua função. A amostra do presente estudo é constituída por 12 orientadores de Estágio Pedagógico ligadas à FCDEF-UC, no ano lectivo 2001 / 2002. Tem por objectivo estudar as percepções dos orientadores de estágio relativamente à forma e razão pela qual optaram e seguiram pela área da Supervisão Pedagógica, investigar o juízo que possuem da disciplina de Educação Física e determinar as finalidades mais relevantes que advém do Estágio Pedagógico. Para recolha dos dados foi utilizado um questionário. Na análise dos dados recorreu-se a metodologias quantitativas com recurso a estatística descritiva e a metodologias qualitativas. As principais conclusões apontam a iniciativa pessoal junto à escola e o convite da mesma como a forma mais ocorrida para se tornar Orientador de Estágio, o que faz sentido perante a razão mais citada: interesse pela formação inicial de professores. Constatou-se o alto valor atribuído à disciplina de Educação Física pelos inquiridos, inclusivamente a percepção que as escolas onde leccionam têm da disciplina. Por fim, verificou-se um elevado nível crítico que os orientadores possuem do Estágio Pedagógico, manifestando por algumas finalidades presentes no questionário a ideia de pouca ou nenhuma contribuição nas diferentes dimensões de competências profissionais. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.rights | embargoedAccess | en_US |
dc.subject | Orientador de estágio | en_US |
dc.subject | Supervisor pedagógico | en_US |
dc.title | Supervisão Pedagógica – A Perspectiva do Orientador de Estágio | en_US |
dc.type | bachelorThesis | en_US |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | bachelorThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Sports Sciences and Physical Education | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Sports Sciences and Physical Education | - |
crisitem.advisor.researchunit | CES – Centre for Social Studies | - |
crisitem.advisor.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-3793-6369 | - |
Appears in Collections: | FCDEF - Vários |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ÍNDICE GERAL.pdf | 195.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.