Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/13429
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Picado-Santos, Luís | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Adelino | - |
dc.contributor.author | Pereira, Paulo A. A. | - |
dc.date.accessioned | 2010-07-08T11:45:11Z | - |
dc.date.available | 2010-07-08T11:45:11Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | Engenharia Civil. 26 (2006) 45-59 | en_US |
dc.identifier.issn | 0873-1152 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/13429 | - |
dc.description.abstract | No início de 2003, a Administração Portuguesa (Estradas de Portugal, EP, Entidade Pública Empresarial) decidiu desenvolver um novo sistema de gestão de pavimentos (SGP) para a rede rodoviária (cerca de 13000 km de extensão) sob sua administração. O sistema tem estado a ser desenvolvido por elementos da administração e também de universidades portuguesas. Este artigo descreve, do ponto de vista da participação das equipas do DEC-FCT da Universidade de Coimbra e do DEC-EE da Universidade do Minho, o processo que levou ao desenvolvimento do SGP e as actividades que vão permitir a sua implementação. Durante este período foi preparada sob a responsabilidade do Instituto Superior Técnico (IST) a «Base de Dados Rodoviária» (BDR) que está habilitada a ser explorada por um Sistema de Informação Geográfica (SIG), foi preparado sob a responsabilidade do DEC-FCT da Universidade de Coimbra e do DEC-EE da Universidade do Minho o «Sistema de Avaliação da Qualidade» (SAQ) para apreciação do estado actual resultante dum levantamento da situação entretanto efectuado, e foi preparado sob a responsabilidade do DEC-FCT da Universidade de Coimbra o «Sistema de Avaliação das Estratégias de Aplicação dos Recursos Financeiros» (SARE), o qual compreende um sistema especializado de apoio à decisão, que usa um modelo de optimização que tem como objectivo a minimização dos custos e utiliza modelos determinísticos de previsão do comportamento dos pavimentos. Este artigo apresenta as principais características dos instrumentos desenvolvidos para integrar o SGP e apresenta os resultados da aplicação a uma parte da rede rodoviária de Portugal, considerados no âmbito dum estudo âncora, o qual conduziu às decisões finais. Finalmente, apresenta-se a forma como se pretende colocar o sistema ao serviço da Administração Portuguesa. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.publisher | Universidade do Minho. Departamento de Engenharia Civil | en_US |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.title | Estruturação de um Sistema de Gestão de Pavimentos para uma Rede Rodoviária de Carácter Nacional | en_US |
dc.type | article | en_US |
degois.publication.firstPage | 45 | en_US |
degois.publication.lastPage | 59 | en_US |
degois.publication.issue | 26 | en_US |
degois.publication.location | Guimarães | en_US |
degois.publication.title | Engenharia Civil | en_US |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | article | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
Aparece nas coleções: | FCTUC Eng.Civil - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estruturação de um Sistema de Gestão de Pavimentos.pdf | 260.91 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 20
775
Visto em 14/mai/2024
Downloads 50
568
Visto em 14/mai/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.