Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/13429
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dc.contributor.authorPicado-Santos, Luís-
dc.contributor.authorFerreira, Adelino-
dc.contributor.authorPereira, Paulo A. A.-
dc.date.accessioned2010-07-08T11:45:11Z-
dc.date.available2010-07-08T11:45:11Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationEngenharia Civil. 26 (2006) 45-59en_US
dc.identifier.issn0873-1152-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/13429-
dc.description.abstractNo início de 2003, a Administração Portuguesa (Estradas de Portugal, EP, Entidade Pública Empresarial) decidiu desenvolver um novo sistema de gestão de pavimentos (SGP) para a rede rodoviária (cerca de 13000 km de extensão) sob sua administração. O sistema tem estado a ser desenvolvido por elementos da administração e também de universidades portuguesas. Este artigo descreve, do ponto de vista da participação das equipas do DEC-FCT da Universidade de Coimbra e do DEC-EE da Universidade do Minho, o processo que levou ao desenvolvimento do SGP e as actividades que vão permitir a sua implementação. Durante este período foi preparada sob a responsabilidade do Instituto Superior Técnico (IST) a «Base de Dados Rodoviária» (BDR) que está habilitada a ser explorada por um Sistema de Informação Geográfica (SIG), foi preparado sob a responsabilidade do DEC-FCT da Universidade de Coimbra e do DEC-EE da Universidade do Minho o «Sistema de Avaliação da Qualidade» (SAQ) para apreciação do estado actual resultante dum levantamento da situação entretanto efectuado, e foi preparado sob a responsabilidade do DEC-FCT da Universidade de Coimbra o «Sistema de Avaliação das Estratégias de Aplicação dos Recursos Financeiros» (SARE), o qual compreende um sistema especializado de apoio à decisão, que usa um modelo de optimização que tem como objectivo a minimização dos custos e utiliza modelos determinísticos de previsão do comportamento dos pavimentos. Este artigo apresenta as principais características dos instrumentos desenvolvidos para integrar o SGP e apresenta os resultados da aplicação a uma parte da rede rodoviária de Portugal, considerados no âmbito dum estudo âncora, o qual conduziu às decisões finais. Finalmente, apresenta-se a forma como se pretende colocar o sistema ao serviço da Administração Portuguesa.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade do Minho. Departamento de Engenharia Civilen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.titleEstruturação de um Sistema de Gestão de Pavimentos para uma Rede Rodoviária de Carácter Nacionalen_US
dc.typearticleen_US
degois.publication.firstPage45en_US
degois.publication.lastPage59en_US
degois.publication.issue26en_US
degois.publication.locationGuimarãesen_US
degois.publication.titleEngenharia Civilen_US
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
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