Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12767
Title: Percursos de vida e reconhecimento de competências profissionais
Authors: Marques, Helena Sofia Soares 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando
Keywords: educação e formação de adultos; formação profissional; qualificação; competência; reconhecimento; validação e certificação de competências profissionais
Issue Date: 29-Dec-2009
Abstract: O ambiente de imprevisibilidade que caracteriza os mercados globais tem exigido aos trabalhadores que melhorem as suas qualificações escolares e profissionais, para fazerem face às mudanças científicas, técnicas e tecnológicas que têm ocorrido no mundo do trabalho. Em Portugal, têm sido implementadas medidas, sustentadas pela política nacional, que visam contribuir para o aumento das qualificações da população activa portuguesa. Entre elas destaca-se a iniciativa “Novas Oportunidades”, na sua vertente de proporcionar uma nova oportunidade aos adultos para aprenderem e para verem reconhecidas competências adquiridas ao longo das mais variadas situações de vida profissional e/ou pessoal. Os Centros Novas Oportunidades ao constituírem-se como “portas de entrada” para os adultos que procuram uma oportunidade de qualificação, são estruturas fundamentais no reconhecimento de adquiridos, ao desenvolverem processos de reconhecimento, validação e certificação de competências escolares e/ou profissionais. O presente estudo incide sobre processos de reconhecimento, validação e certificação de competências que os adultos adquiriram em contexto profissional, na área da serralharia civil, tendo como principais propósitos: conhecer as razões que levaram os adultos a procurar o processo de RVCC profissional; perceber que expectativas formularam em torno do processo; que contributos lhes trouxe este tipo de processo; que objectivos formularam durante a frequência do processo e que constrangimentos e condições facilitadoras encontraram na sua implementação. De uma maneira geral, os adultos que colaboraram neste estudo revelaram a importância do processo de RVCC profissional como forma de, reconhecendo as suas competências profissionais, assegurarem a sua igualdade no mercado de trabalho perante outros profissionais que obtiveram a sua qualificação através de percursos formais.
The unpredictability that currently characterizes global markets demands from workers the improvement of scholar and professional qualifications, in order to cope with the labour markets’ scientific, technical and technological changes. In Portugal, several measures supported by national policies, aim to enhance the qualifications of Portuguese work force. Among those, we highlight the initiative “New Opportunities” (Novas Oportunidades), concretely, the acknowledgment of prior learning, that allows adults the possibility of new learning and the recognition of competences acquired throughout various professional and personal experiences. The New Opportunities Centres (Centros Novas Oportunidades), as “access doors” for adults seeking an opportunity of qualification, are crucial structures in the acknowledgement of prior learning, and in the development of processes for recognizing, validating and certifying scholar and professional competences. The current study is focused on such processes on adults that developed their competences in the labour context, in the area of civil locksmith and its main purposes are: to know the reasons why adults search for professional RVCC; understand their expectations concerning the process; understand the contributes of the process; know the objectives designed while attending the process and the constraints and facilities faced during its implementation. Generally, adults cooperating in this study revealed the importance of professional RVCC. By recognizing adults’ professional competences, the process is a way of assuring an equal situation with the other professionals in the labor market that gained their qualification in formal paths.
L’environnement d´imprévisibilité qui caractérise les marchés globaux a exigé des travailleurs d´améliores leurs qualifications scolaires et professionnelles, pour faire face à l’évolution des progrès scientifiques, techniques et technologiques qui ont eu lieu dans le monde du travail. Au Portugal, des mesures ont été misses en oeuvre, soutenue par la politique nationale, visant à contribuer à l’augmentation des qualifications de la population active portugaise. Parmi eux, se détache l’initiative “Nouvelles Opportunités” (Novas Oportunidades) pour offrir une nouvelle opportunité pour les adultes d’apprendre et de voir reconnu l’expertise acquise au fil des situations les plus variées de la vie et/ou du personnel. Les Centres Nouvelles Opportunités (Centros Novas Oportunidades) à se constituer comme des “passerelles” pour les adultes qui cherchent une occasion de formation sont les structures fondamentales dans la reconnaissance des acquis, d’élaborer des procédures pour la reconnaissance de validation et la certification des études secondaires et professionnelles. Cette étude se concentre sur le processus de reconnaissance, validation et certification de compétences que les adultes ont acquis en contexte professionnel gans le domaine des oeuvres en métal, ayant comme principaux objectifs: connaître les raisons pour que les adultes recherchent le processus de RVCC professionnel; réaliser les attentes qui s’articulent autour du processus; des contribution qui leur apportait ce type de processus, les objectifs formulés pendant la fréquence du processus et quelles contraintes et conditions qui facilitent ils ont trouvé dans son implémentation. En général, les adultes qui ont collaboré à cette étude ont révélé l’importance du processus de RVCC professionnel comme un moyen de, en reconnaissant leurs compétences, d’assurer l’égalité dans le marché du travaille devant d’autres professionnels qui ont obtenu leurs qualifications par la voie des cours formels.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/12767
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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