Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12405
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dc.contributor.authorFernandes, Ricardo Jorge Lopes-
dc.contributor.authorFernandes, Rui Jorge Gama-
dc.date.accessioned2010-02-04T16:03:39Z-
dc.date.available2010-02-04T16:03:39Z-
dc.date.issued2006-09-
dc.identifier.citationFERNANDES, Ricardo e GAMA, Rui (2006) As Cidades e Territórios do Conhecimento na Óptica do Desenvolvimento e do Marketing Territorial. In Actas do V Colóquio da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR): “Recursos, Ordenamento, Desenvolvimento”. APDR e Escola Superior de Tecnologia de Viseu, 15 a 17 de Setembro de 2006.en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/12405-
dc.description.abstractA cidade actual está, de certa forma, ligada a um conceito de economia do conhecimento, sendo os processos de aprendizagem colectiva, cumulativa e localizada, uma nova marca para cidades e territórios. Da relação entre a criatividade, o conhecimento e as infra-estruturas físicas poderá emergir o conceito de cidade inteligente, que passará pela criação, nos territórios locais e regionais, de estruturas capazes de promover e assegurar uma aprendizagem colectiva e de desenvolver territorialmente o conhecimento integrando as questões territoriais e cruzando o digital com o real. Neste quadro, os territórios assumem uma estreita necessidade em desenvolver estratégias de afirmação, promoção e mobilização de recursos diversos procurando atrair e fixar bens, capital humano, recursos financeiros e investimento, pois só desta forma os territórios serão competitivos num “mercado global”. Interessa-nos, assim, discutir as cidades e territórios do conhecimento no contexto do seu funcionamento como matrizes para o desenvolvimento de processos estratégicos de marketing territorial, baseados na aposta em diferentes esferas da cidade e em elementos-chave como as redes, a liderança, os recursos humanos quantificados em capital intelectual, isto é, nos fluxos de conhecimento. Deste modo, no contexto das estratégias de marketing aplicadas ao espaço urbano, este tem que apostar na nova era da informação, conhecimento e comunicação, pois estes são essenciais para o desenvolvimento, competitividade e imagem da cidade num mundo cada vez mais competitivo e global, determinado e diferenciado pelas suas vantagens específicas.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.relation.ispartofseriesActas do V Colóquio da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR): “Recursos, Ordenamento, Desenvolvimento”en_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCidades e territórios do conhecimentoen_US
dc.subjectTerritórios inteligentesen_US
dc.subjectMarketing territorialen_US
dc.titleAS CIDADES E TERRITÓRIOS DO CONHECIMENTO NA ÓPTICA DESENVOLVIMENTO E DO MARKETING TERRITORIALen_US
dc.typearticleen_US
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCEGOT – Centre of Studies on Geography and Spatial Planning-
crisitem.author.orcid0000-0002-0610-0200-
Appears in Collections:FLUC Geografia - Artigos em Livros de Actas
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