Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12163
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dc.contributor.advisorSilva, Maria Helena Lopes Damião da-
dc.contributor.authorRibeiro, João Manuel de Oliveira-
dc.date.accessioned2009-12-30T15:39:06Z-
dc.date.available2009-12-30T15:39:06Z-
dc.date.issued2009-12-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/12163-
dc.descriptionTese de Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbraen_US
dc.description.abstractO carácter vago das Orientações Curriculares, a par da falta de formação específica dos docentes e de recursos educativos de qualidade, permite-nos afirmar que, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, a abordagem do texto poético fica ao critério de cada professor, podendo este dar-lhe, ou não, um lugar de destaque nas suas práticas lectivas. Apesar de escassa, a investigação sobre as decisões e a acção dos docentes sugere que este tipo de texto, apesar do seu valor intrínseco e educativo, aparece na sala de aula por indicação do manual, de modo episódico e ao serviço de efemérides e eventos esporádicos, situando-se no campo do lúdico, da diversão e obedecendo, regra geral, a critérios de índole lexical e gramatical, depreciando as competências interpretativa e criativa. Tendo em conta este pressuposto, formulado a partir da revisão da literatura e da análise dos documentos curriculares oficiais, investimos num trabalho empírico que procura averiguar as percepções que os professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico têm das orientações patentes nesse documentos relativas à poesia, determinar o valor que lhe atribuem, inventariar a preparação que referem ter para a trabalhar, por um lado, e que desejariam ter, por outro, a fim de compreender e explicar as decisões destes professores relativamente à integração deste tipo de texto nas suas práticas de ensino. Os dados apurados, através de uma entrevista e de uma escala tipo Likert, corroboram as principais ideias assinaladas pelos autores que se têm debruçado sobre este assunto e que são, em termos gerais, as seguintes: desconhecimento das Orientações Curriculares relativas ao texto poético por parte dos professores; inexistência de formação específica para a exploração da poesia, quer ao nível inicial como contínuo; e desvalorização do valor intrínseco da poesia. A articulação destes três aspectos explica e configura as decisões que os docentes tomam relativamente à poesia e explicam o lugar residual desta na escola.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEnsino básico 1º cicloen_US
dc.subjectPoesiaen_US
dc.titleA poesia no primeiro ciclo do ensino básico: das orientações curriculares às decisões docentesen_US
dc.typemasterThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3324-4074-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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