Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12156
Title: Os pares e a inclusão da criança diferente na escola do primeiro ciclo
Authors: Barreto, Ana Teresa de Oliveira 
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Keywords: Inclusão; Criança diferente; Educação especial; Necessidades educativas especiais; Escola; Ensino básico 1º ciclo; Pares
Issue Date: 12-Dec-2009
Abstract: A inclusão de crianças diferentes na nossas escolas é um processo que para além de educativo e pedagógico, pretende-se que seja social e emocional, isto é, que conduza a um clima educativo de sucesso para todos. Os pares são neste processo um elemento chave para a criação de uma ambiente inclusivo de sucesso, que una a parte educativa à parte do desenvolvimento afectivo e social. Por este motivo, esta dissertação tem como principal objectivo conhecer o modo como a criança diferente é percebida pelos seus pares numa escola inclusiva do primeiro ciclo do concelho de Vila Franca de Xira. Utilizámos como metodologia um estudo não experimental, exploratório e descritivo, escolhendo como instrumentos para a recolha de dados um teste sociométrico e um questionário com uma escala de sorrisos, num formato tipo Likert. Ambos os instrumentos foram construídos para o efeito e sujeitos previamente a um estudo-piloto. A nossa amostra, contou com 31 alunos, pertencentes a duas turmas onde estão incluídas crianças com multideficiência. Os dados foram recolhidos individualmente junto de cada criança nos horários lectivos, dentro da instituição. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos inferir que os pares aceitam a inclusão das crianças diferentes, no entanto, esta aceitação não é consensual em todas as áreas indispensáveis a uma inclusão de sucesso. Pese embora a idade das crianças envolvidas, acreditamos que este trabalho abre portas à reflexão em torno da necessidade de se fomentar desde muito cedo, na vida das crianças, valores como a amizade e a igualdade.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, na Área de Especialização em Educação Especial
URI: https://hdl.handle.net/10316/12156
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_Aninha Finalissima.pdf4.94 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

614
checked on Apr 24, 2024

Download(s) 20

1,286
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.