Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/12152
Title: Práticas Inclusivas em Contexto multicultural: Opiniões dos professores numa escola do 1º Ciclo
Authors: Gaspar, Maria Eugénia dos Santos 
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Keywords: Sociedade e cidadania; Inclusão; Educação intercultural; Educação multicultural
Issue Date: 18-Dec-2009
Abstract: Vivemos numa época caracterizada pela globalização e pelas migrações internacionais. Olhando em nosso redor damos conta que a sociedade se tornou multicultural. Esta realidade, presente na comunidade e nas nossas escolas, deu origem à necessidade de mudanças no sistema educativo, pelo que nos propusemos reflectir neste trabalho sobre a prática da educação intercultural numa escola multicultural. Os objectivos deste trabalho prendem-se com o conhecimento de opiniões dos docentes sobre a inclusão de alunos provenientes de outras etnias e culturas, tendo em vista a promoção da educação para a cidadania, da igualdade de oportunidades e da justiça social. Com os dados obtidos pretende-se sensibilizar os agentes educativos do 1º ciclo para a necessidade de se intervir com vista à promoção da educação intercultural nas nossas escolas. No que diz respeito ao papel a desempenhar pelos docentes, estes devem reconhecer e valorizar as culturas presentes, dinamizando actividades interactivas, motivadoras, que promovam o enriquecimento colectivo. Depois de efectuada a revisão da literatura sob a temática em estudo: educação multicultural, educação intercultural, legislação da área, educação inclusiva, diversas vertentes sobre currículo, importância da formação dos docentes e práticas de inclusão em contexto multicultural, apresentamos na segunda parte desta tese o estudo empírico por nós desenvolvido. Tratou-se de um estudo qualitativo, no âmbito do qual foram entrevistados de forma semi-estruturada quatro docentes de uma escola do 1º ciclo da zona Centro do país, caracterizada pela convivência de alunos de etnia cigana e africanos. Verificámos, na sequência das entrevistas individuais, que a multiculturalidade é uma realidade na escola portuguesa, assim como a educação intercultural, sendo no entanto a sua promoção de carácter quase estritamente informal. Concluímos, pois, que urge reafirmar que a escola deverá promover a educação para a cidadania, pelo que se torna urgente que a educação intercultural seja integrada nos currículos escolares de uma forma transversal. É ainda de salientar que esta área deve ser integrada nas formações iniciais e contínuas dos docentes e deve também ser vista como um elemento fundamental num eventual projecto global de escola. Consideramos que se torna imperativo fomentar a consciência multicultural dos cidadãos, concebendo e aplicando programas e projectos que a promovam, de forma activa e reflexiva.
Description: Tese de Mestrado em Ciências da Educação Área de Especialização em Educação Especial Apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/12152
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Práticas Inclusivas em Contexto Multicultural.pdf942.06 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

220
checked on Sep 21, 2020

Download(s) 10

1,336
checked on Sep 21, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.