Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12134
Title: Acordo interavaliadores em relação ao comportamento adaptativo das crianças com necessidades educativas especiais
Authors: Boiça, Sandra Marisa Rama Sequeira 
Orientador: Albuquerque, Cristina Petrucci
Keywords: Necessidades educativas especiais; Crianças; Comportamento
Issue Date: 9-Dec-2009
Abstract: Este estudo analisou o acordo interavaliadores da Escala de Comportamento Adaptativo de Vineland – versão Escolar. De uma forma geral, pretendeu-se determinar qual o grau de acordo entre as avaliações de pais e professores de Apoio Educativo, em relação ao comportamento adaptativo de 40 crianças com Necessidades Educativas Especiais, a frequentarem o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Em termos de resultados brutos médios, as avaliações feitas por pais e professores denotaram uma grande proximidade. Verificou-se, ainda assim, que, quando avaliadas pelos pais, as crianças obtiveram pontuações médias ligeiramente mais elevadas nas áreas da Autonomia e da Socialização e, quando avaliadas pelos professores, na área da Comunicação. Contudo, foi ao nível da área da Socialização que se encontrou a correlação mais baixa (.29) e o menor grau de acordo (que se traduziu numa diferença média de 16,25 pontos entre ambas as avaliações). O estudo analisou ainda a influência do número de factores de stresse familiar, do grau de envolvimento parental e dos anos de experiência dos professores em funções de Apoio Educativo no grau de acordo interavaliadores. Em relação à primeira variável, não se reuniram evidências estatísticas, significativas, que a correlacionassem com o grau de acordo. A segunda surgiu, de um modo geral, inversamente relacionada com o grau de acordo, tendo sido em relação ao resultado total de Comportamento Adaptativo que se encontrou a correlação mais elevada (.43). No âmbito da última variável, apenas se encontraram duas correlações significativas (tendo sido a mais elevada de -0.42, para a subárea Comunidade), que apontam no sentido de o grau de acordo aumentar à medida que aumenta a experiência dos professores em funções de Apoio Educativo. Os dados recolhidos vão ao encontro da vasta bibliografia, que salienta a importância de considerar e valorizar os contributos de diferentes fontes de informação/avaliação do comportamento adaptativo.
This study analyzed the inter-raters agreement of the Vineland Adaptive Behavior Scale-School Edition. Briefly, it intended to determine the degree of agreement between assessments of parents and special education teachers, regarding the adaptive behavior of 40 children with special educational needs, attending 1st Cycle (grades 1 to 4) of compulsory. Considering the raw average results, the parents and teachers assessments showed great proximity. Nevertheless, it was verified that, when assessed by their parents, the children had slightly higher average scores in the domain of Autonomy and Socialization and, when assessed by their teachers, in the domain of Communication. However, it was in the domain of Socialization that we found the lowest correlation (.29) and the least degree of agreement (translated into an average difference of 16.25 points between both assessments). The study also analyzed the influence of the number of stress factors in the family, the level of parent involvement and the teacher´s years of professional experience working in special education, in the inter-raters degree of agreement. Concerning the first variable, there were no significant statistical evidences registered that might correlate it to the degree of agreement. The second one was, in general, inversely related to the degree of agreement, having had the highest correlation (.43) in the total result of the Adaptive Behavior. Within the last variable, only two significant correlations were found (being the highest of -0.42 for the Community subdomain), which suggests that the degree of agreement increases as the teachers experience in special education also increases. The gathered data reflect the vast bibliography, which highlights the importance of considering and valuing the contribution of different sources of information/evaluation of the adaptive behavior.
Cette étude a analysé l’accord inter-évaluateurs à l’Échelle du Comportement Adaptatif de Vineland – version Scolaire. D’une façon générale, elle a prétendu déterminer le degré d’accord entre l’évaluation des parents et celle des professeurs du soutien scolaire, concernant le comportement adaptatif de 40 enfants à besoins éducatifs spéciaux, qui fréquentaient le premier cycle de l’enseignement primaire. Considérant les résultats bruts moyens, les évaluations réalisées par les parents et les professeurs ont démontré une grande proximité. Nonobstant, il a été constaté que, quand évalués par ses parents, les enfants ont eu des classifications plus élevées aux domaines de l’Autonomie et de la Socialisation et, quand évalués par ses professeurs, au domaine de la Communication. Cependant, c'est au niveau du domaine de la Socialisation qui s’est présentée la corrélation plus basse (.29) et le plus petit degré d’accord (qui est traduit en une différence moyenne de 16,25 points entre les deux évaluations). L’étude a encore analysé l’influence du nombre des facteurs de stress familial, du niveau d’engagement parental et des années d’expérience des professeurs travaillant au soutien scolaire sur le degré d’accord inter-évaluateurs. Concernant la première variable, on n’a pas réuni des évidences statistiques, significatives, pour établir une corrélation avec le degré d’accord. La deuxième s’est présentée, en général, inversement liée au degré d’accord, ayant eu la plus haute corrélation (.43) au résultat total du Comportement Adaptatif. En matière de la dernière variable, on n’a trouvé que deux corrélations significatives (la plus haute étant de -0.42, pour le sous-domaine Communauté), qui indiquent que le degré d’accord augmente au fur et à mesure que l'expérience des professeurs en soutien scolaire augmente aussi. Les données recueillies soutiennent la vaste bibliographie, qui souligne l’importance de considérer et valoriser la contribution des différentes sources d'information/évaluation du comportement adaptatif.
Description: Tese de Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Educação Especial, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/12134
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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