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Title: Expressão Emocional em Situações Fictícias de Jogos do Domínio Sociomotor de Oposição
Authors: Ribeiro, Luís Miguel Carronda Martins 
Orientador: Araújo, Paulo Coêlho de
Jaqueira, Ana Rosa Fachardo
Keywords: Inteligência emocional; Motricidade; Praxiologia motriz; Jogos
Issue Date: 2009
Abstract: O presente estudo sobre “Jogos e Emoções”, surge no âmbito do projecto internacional de investigação, criado por Lavega et al (2008), no Centro de Investigação de Estudos Praxiológicos da Universidade de Lérida, cujo objectivo geral, visa identificar, descrever e interpretar que tendências de expressão emocional se evidenciam nos indivíduos que participaram em jogos motores/fictícios pertencentes a diferentes âmbitos ou domínios da acção motora. A amostra foi constituída por todos os alunos do 1ºano da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra do ano lectivo 2008/09. A investigação verificou que domínios da acção motora geraram diferentes tipos de emoções, sendo estudada a relação entre jogo e emoção, quer na sua generalidade, quer pelos vários momentos do jogo/conto, considerando os seus domínios praxiológicos, género dos participantes e à prática desportiva habitual dos participantes. Da análise estatística dos dados depreendeu-se que para a generalidade da amostra nos Jogos fictícios do domínio Sociomotor de Oposição, foram expressas todas as emoções estudadas, dentro das quais as emoções ambíguas são as que apresentam valores médios mais elevados, embora muito semelhantes ao das emoções negativas e positivas. Os quatro momentos do jogo/conto apresentam grandes oscilações em termos de emoções positivas e negativas, mantendo as emoções ambíguas uma maior estabilidade ao longo dos vários momentos do jogo/conto. No que respeita às emoções negativas as raparigas os apresentam valores médios ligeiramente mais elevados, tendo os rapazes obtido valores médios mais elevadas nas emoções positivas e ambíguas. Verificou -se que prática desportiva habitual interfere sobre o controlo da expressão emocional, quer seja ela negativa ou positiva. Este estudo apresenta um potencial excepcional para compreender de forma fundamentada o contributo do universo do jogo ou das práticas motoras na eclosão das emoções, podendo ser basilar para uso dos profissionais que se dedicam a educar motriz e emocionalmente distintos grupos etários.
Description: Disponível em suporte de papel na Biblioteca da FCDEF-UC
URI: https://hdl.handle.net/10316/12008
Rights: embargoedAccess
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