Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/116554
Title: Educação para a Cidadania: Importância da sua abordagem num Centro de Atividades InfantoJuvenil
Other Titles: Education for Citizenship: Importance of your approach in a Children and Youth Activity Center
Authors: Dinis, Beatriz Filipa Soares
Orientador: Nascimento, Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira
Keywords: Child Support Institute; Children and Youth Activity Center; Children's Rights; Playful Activities; Education for Citizenship; Instituto de Apoio à Criança; Centro de Atividades InfantoJuvenil; Direitos da Criança; Atividades Lúdicas; Educação para a Cidadania
Issue Date: 24-Jul-2024
Serial title, monograph or event: Educação para a Cidadania: Importância da sua abordagem num Centro de Atividades InfantoJuvenil
Place of publication or event: Polo de Coimbra do Instituto de Apoio à Criança
Abstract: This Report presents the work carried out in the curricular internship of the Master's Degree in Educational Sciences at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, which took place at the Coimbra hub of the Child Support Institute (IAC), more specifically, at its Children and Youth Activity Center (CAIJ), located in this city.The IAC directs its action with the goal of defending and promoting the Rights of the Child, in the family, at school, in health, in social security and in their free time, basing its mission and vision on this. The IAC thus constitutes an important institution for the defense of Children's Rights, created in 1983, that is, before the adoption of The Convention on the Rights of the Child by the UN in 1989. It is, therefore, an institution that deserves to be highlighted for its work defending better conditions, well-being and dignity in childhood and for all the impetus it gave to raise awareness of serious problems that affect children.Throughout the internship, several activities were carried out to occupy the free time of children and young people, improving CAIJ dynamics. Sessions were also conducted collaboratively on some important current topics, such as Communication, Empathy and Honesty, among others, so that young people could learn more and reflect on these issues. In addition, school support was also provided whenever they needed help with homework or even studying for a test.It is important to highlight that within the scope of the Intervention Proposal entitled “Agir pela Cidadania”, two sessions were held within the scope of Education for Citizenship, more specifically, on Human Rights and Children's Rights, that were very fruitful for those involved, as it contributed to clarify, discuss and reflect on the importance of these topics. A Citizenship Guide was also prepared, called “Cidadania em Ação”, aiming to continue the proposal approach and help the group to have information on the chosen topics and carry out activities.This work allows us to illustrate the contribution that a Higher Education Technician can have in non-formal educational contexts, as Educational Sciences allows the planning of various activities and interventions, with educational intentionality, in an appropriate and relevant manner to those involved.
Este Relatório apresenta o trabalho realizado no estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que teve lugar no Polo de Coimbra do Instituto de Apoio à Criança (IAC), mais concretamente, no seu Centro de Atividades InfantoJuvenil (CAIJ), localizado nesta cidade.O IAC dirige a sua ação com o objetivo de defender e promover os Direitos da Criança, sendo esta um sujeito de direitos na família, na escola, na saúde, na segurança social e nos seus tempos livres, baseando nisto a sua missão e visão. O IAC constitui-se assim como uma importante instituição de defesa dos Direitos da Criança, tendo sido criada em 1983, ou seja, antes da adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança pela ONU, em 1989. É, por isso, uma instituição que merece destaque pelo seu trabalho no que concerne à defesa de melhores condições, bem-estar e dignidade na infância e por todo o impulso que deu para que se consciencializassem problemas graves que afetam as crianças.Ao longo do estágio foram realizadas diversas atividades para ocupar o tempo livre das crianças e jovens, de forma a tornar o CAIJ mais dinâmico. Foram também concretizadas de forma colaborativa sessões sobre alguns temas importantes na atualidade, como Comunicação, Empatia e Honestidade, entre outros, para que os jovens pudessem saber mais e refletir sobre estes assuntos. Em adição, foi prestado apoio escolar sempre que os mesmos necessitavam de ajuda na concretização dos trabalhos de casa ou até mesmo para estudar para algum teste.Importa referir que no âmbito da Proposta de Intervenção intitulada “Agir pela Cidadania” foram realizadas duas sessões no âmbito da Educação para a Cidadania, mais especificamente, sobre Direitos Humanos e Direitos da Criança, algo bastante frutífero para os envolvidos, pois contribuiu para esclarecer, trocar ideias e refletir sobre a importância destes temas. Foi, ainda, elaborado um Guia de Cidadania, denominado “Cidadania em Ação” visando dar continuidade à abordagem da proposta e contribuir para que o grupo possa ter informações sobre os temas escolhidos e realizar atividades.Este trabalho permite ilustrar o contributo que um Técnico Superior de Educação pode ter em contextos não formais de educação e a sua importância para os mesmos, pois a área das Ciências da Educação permite a planificação de diversas atividades e intervenções, com intencionalidade educativa, de modo adequado e pertinente para os envolvidos.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/116554
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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